A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou nesta terça-feira (19) as indicações do governo para diretorias de quatro agências reguladoras — Aneel, ANP, Anatel e Anac.
Após a sabatina dos indicados, os nomes seguem agora para votação no plenário, etapa final antes de assumirem os cargos em setores estratégicos como energia, telecomunicações e aviação civil.
A comissão também leu o relatório da indicação de Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A sabatina dele deve ser realizada na quarta-feira (20)
Aneel
A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou dois nomes indicados pelo Executivo para a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foram confirmados:
-
Willamy Moreira Frota, engenheiro elétrico com mestrado, doutorado e experiência em cargos de gestão na Amazonas Energia e Eletronorte;
-
Gentil Nogueira de Sá Júnior, atual secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), com trajetória em áreas técnicas da Aneel.
ANP
A comissão também aprovou quatro indicações para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Entre elas, a de Artur Watt Neto, indicado para diretor-geral, hoje consultor jurídico da Pré-Sal Petróleo S.A. e procurador federal. Outro nome é o de Pietro Adamo Sampaio Mendes, atual secretário de Petróleo e Biocombustíveis do MME e presidente do conselho de administração da Petrobras, que precisará deixar a estatal para assumir a diretoria.
Anatel
No setor de telecomunicações, foram aprovados para o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os nomes de Edson Victor Eugenio de Holanda e Octavio Penna Pieranti.
Anac
Na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os indicados aprovados foram Tiago Chagas Faierstein, Rui Chagas Mesquita e Antonio Mathias Nogueira Moreira.