19.5 C
Brasília

Comissão aprova PEC da Segurança Pública com mudanças em competências federativas

Relator retira prerrogativas exclusivas da União e das polícias federal e civil

Data:

Nesta terça-feira (15), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou a PEC da Segurança Pública (PEC 18/25). O texto enviado pelo governo recebeu alterações nas competências da União e das polícias federal e civil. Agora, a proposta segue para a comissão especial e, depois, será votada no Plenário da Casa.

Demandas dos entes federativos

O relator, deputado Mendonça Filho (União-PE), retirou o trecho que atribuía à União a competência privativa para legislar sobre “normas gerais de segurança pública, defesa social e sistema penitenciário”. A mudança era uma demanda de governadores e prefeitos e foi acatada pelo relator, com a justificativa de que a disposição era incompatível com a Constituição, que estabelece competência conjunta da União, Estados e Distrito Federal para legislar sobre o tema.

Além disso, o texto original do governo definia que a apuração de infrações penais – função da polícia judiciária – seria de competência exclusiva da Polícia Federal (PF) e das polícias civis. O termo “exclusiva” foi retirado pelo relator, que considerou que se configurava uma violação à separação de poderes e ao sistema de direitos fundamentais. Ele explicou que a atribuição de competência exclusiva restringiria as prerrogativas constitucionais do Ministério Público e das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) de conduzir diligências investigatórias e de requisitar documentos.

Aprovada com alterações pela CCJC, a PEC 18/25 agora passará pelo crivo de uma comissão especial e, posteriormente, será submetida ao Plenário da Câmara dos Deputados. Para ser promulgada, precisará ainda ser analisada em dois turnos pelo Senado.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita