19.5 C
Brasília

Comércio e Serviços pressionam governo por solução sobre trabalho em feriados

Frente Parlamentar solicitará audiência com ministro Luiz Marinho em maio para tratar de alternativas

Data:

A Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS) decidiu, em reunião nesta quarta-feira (23), que solicitará uma audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), para o mês de maio. O encontro tem como foco a portaria do MTE de 2023, que estabelece que o funcionamento de atividades essenciais aos domingos e feriados só pode ocorrer mediante acordo coletivo com os sindicatos.

A medida vem sendo alvo de forte resistência do setor empresarial, que alega prejuízos à economia e ao emprego formal caso a portaria entre em vigor. Desde sua publicação, a norma já foi adiada quatro vezes, e uma nova postergação está em debate.

Setor quer revogação ou nova regulamentação

Segundo o deputado Zé Neto (PT-BA), a conversa determinará qual caminho seguir. Até o momento, a portaria foi adiada por quatro vezes e o setor empresarial não aceita que ela entre em vigor, sugerindo a possibilidade de um novo adiamento. Portanto, a reunião permitirá que seja construída uma solução conjunta para essa situação, que se estende a mais de um ano. Entre as possibilidade, está a revogação da portaria, construção de outra medida ou andamento do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) em tramitação na Câmara dos Deputados que reverte a medida.

Segundo a Frente, a vinculação da decisão a negociações coletivas não funciona, pela ausência de sindicatos atuantes e a dificuldade de celebrar esses acordos. Além disso, a portaria impactaria negativamente os comércios, reduzindo o consumo e a quantidade de empregos formais. Também diminuiria a competitividade de pequenas e médias empresas, e geraria um aumento de custo operacional.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita