23.5 C
Brasília

Com projeto do Imposto de Renda travado na Câmara, texto alternativo deve avançar no Senado

PL 1.952/19 avança no Senado enquanto PL 1.087/25 trava na Câmara

Data:

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que irá pautar para a próxima semana a discussão do projeto que isenta do IR ganhos até R$ 4.990 (PL 1.952/19) – equivalente a aproximadamente cinco salários-mínimos do ano de 2019. A decisão do presidente ocorre enquanto o projeto que isenta ganhos até R$ 5 mil (PL 1.087/25) está travado na Câmara.

Renan Calheiros afirmou ainda que avocou a relatoria da proposta, atitude tomada também por seu antecessor na presidência da Comissão, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Segundo Calheiros, o novo relatório deve absorver alguns pontos do projeto que tramita na Câmara, como as compensações para a renúncia fiscal. O senador disse ainda que o novo texto não vai proibir tributação de bets, nem limitar a tributação de fundos isentos e de remessas ao exterior.

Vale apontar que esses dois últimos trechos foram alterados pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), relator do PL 1.087/25 na Câmara e adversário político de Calheiros.

O que diz o projeto inicial

O texto é de autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM) e inicialmente propõe alterar a tabela progressiva do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), tributar lucros e dividendos pagos por pessoas jurídicas (incluindo microempresas), eliminar a dedutibilidade do Juros sobre Capital Próprio (JCP), e reduzir a alíquota do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ). Além disso, o projeto também finda a isenção do IR sobre certos ativos financeiros.

Autor

  • Jornalista carioca erradicada em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

União Brasil dá 24 horas para que Celso Sabino deixe Ministério do Turismo

Partido reduz prazo para saída de filiados de cargos no Executivo após investigação contra presidente da legenda

Carlos Fávaro: Novos mercados consumidores reduziram impactos do tarifaço

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD),...

STF pede informações sobre rito de impeachment de ministros

Ministro relator busca subsidiar análise de ações que questionam Lei do Impeachment para magistrados

Imposto Seletivo preocupa setor automotivo por falta de definição sobre carga tributária

Fabricantes alertam para possível aumento de custos e impactos sobre investimentos e vendas