26.5 C
Brasília

Com MP 1303 em risco, Lula e Motta entram em campo

Data:

Após a votação apertada na comissão mista, o governo está receoso de sair derrotado na votação na Câmara da MP que taxa títulos isentos (MP 1.303/25). Para desenhar uma reação, o presidente Lula (PT) convocou líderes governistas para um almoço de alinhamento. Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman (PT), e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) também participaram. Motta teria se comprometido a ajudar na articulação.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Decisão no voto

Nesse cenário, a orientação dada por Lula foi insistir na votação, segundo relatos de participantes ouvidos pela Arko Advice. Isso porque havia a possibilidade de deixar a MP caducar, evitando uma possibilidade de derrota.

A ideia é usar o argumento de que a MP também realiza mais de R$ 4 bi em corte de gastos, como o centro tem demandado.

Chance de derrota

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), admitiu hoje (8) mais cedo que há chance de derrota. Líderes dos partidos de centro tem relatado ao governo que suas bancadas estão rachadas, não havendo garantia dos votos necessários para aprovação. No União e PP, que se aproximam cada vez mais da oposição, há chance de haver maioria contra o projeto.

Acerto de contas

A mobilização contrária à MP é vista pelo PT como um acerto de contas pela oposição do partido à PEC das Prerrogativas, que protegeria parlamentares de ações judiciais. Além disso, lideranças da oposição argumentam que a arrecadação extra turbinaria as ações do governo justamente em ano eleitoral. Em entrevista à GloboNews, o relator, Carlos Zarattini (PT-SP) acusou a bancada do agro e os partidos de centro de descumprimento de acordo.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

CMN aprova mudanças para simplificar crédito rural a comunidades tradicionais

Alterações simplificam exigências para comunidades extrativistas, pescadores e indígenas em unidades de conservação

Ministério de Minas e Energia autoriza edital para primeiro Leilão de Áreas Não Contratadas do pré-sal

Leilão marca venda de participação da União em campos de alta produção, previsto para 4 de dezembro na B3

Cerca de 2,5 milhões de pessoas inscritas no CadÚnico se tornaram MEI

Estudo do Sebrae e MDS revela impacto da inclusão produtiva para famílias de baixa renda

Lula sobre encontro com Trump: “Não existe veto a nenhum assunto. Será uma reunião livre”

Agenda inclui materiais críticos, minerais e terras raras, além de sanções e relação diplomática