A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (11), requerimento para a criação de Subcomissão Temporária, com o objetivo de acompanhar os preparativos para realização da COP 30, na cidade de Belém (PA). De acordo com o requerimento, a Subcomissão Temporária será composta por sete membros titulares e igual número de suplentes, e terá um prazo de funcionamento de 300 dias.
Durante a semana passada, o embaixador André Correa do Lago, declarou nesta quarta-feira (5), que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), deve representar uma transição decisiva da fase de negociação para esforços efetivos na ação e implementação.
O embaixador ainda afirmou que espera que a COP30 possa fornecer um impulso decisivo em três dimensões: proteger e expandir o legado institucional da Convenção do Clima, conectar as negociações e decisões políticas à vida real e acelerar a implementação do Acordo de Paris através de soluções estruturais e de iniciativas que vão além da ação climática multilateral, incluindo governança global e arquitetura financeira.