15.4 C
Brasília

CCJC aprova PEC das Agências Reguladoras, que fortalece prerrogativa de fiscalização da Câmara

Texto concede ao Legislativo poder para fiscalizar e exigir providências das autarquias

Data:

Em votação nesta quarta-feira (22), a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou a PEC das Agências Reguladoras (PEC 42/2024). O texto concede competência aos deputados para que fiscalizem essas autarquias.

Pelo texto, as comissões da Câmara também poderão exigir e definir prazo para aplicação de providências para os problemas que forem identificados. Em caso de descumprimento, a Câmara poderia pedir à AGU e ao TCU a responsabilização civil ou criminal dos responsáveis.

A proposta deve ser enviada agora para comissão especial. Depois disso, será analisada em Plenário da Casa.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Fortalecimento da Câmara

A medida é vista como uma forma de fortalecimento do Poder Legislativo sobre as agências que hoje tem maior vinculação ao Executivo, já que cabe ao Presidente da República indicar os diretores. “Embora tangencie aspecto atinente à organização dos Poderes, a referida proposição não promove, em nosso entendimento, o fortalecimento ou esvaziamento desmesurado de um Poder em relação a outro”, argumenta o relator, Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).

Além disso, a Câmara busca maior valorização em relação ao Senado. São os senadores os responsáveis por aprovar o nome dos dirigentes indicados pelo Executivo. “Hoje, nem a convocação de presidente de agência, para prestação de contas à sociedade, o Legislativo pode fazer. Autonomia não significa fazer o que quer sem prestar contas. O que queremos é aumentar a transparência e modernizá-las”, afirmou o autor da PEC, Danilo Forte (União-CE).

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: Eduardo Paes pode ganhar por W.O. e fortalecer Lula no RJ

Desalinhamento da direita no Estado do Rio de Janeiro vem fortalecendo a sensação que Eduardo Paes, prefeito da capital, concorre contra si mesmo

Após rebelião do União e PP, Republicanos adota posição mais cautelosa

Silvio Costa Filho deve continuar no governo até março, enquanto Tarcísio de Freitas decide futuro eleitoral