15.4 C
Brasília

CCJ do Senado aprova projeto que obriga companhias aéreas a oferecer bagagem gratuita de até 10 kg

Proposta estabelece dimensões padrão e prevê despacho gratuito em caso de superlotação da cabine

Data:

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (22), um projeto que obriga as companhias aéreas a oferecer uma franquia mínima gratuita de 10 quilos de bagagem de mão por passageiro (PL 120/2020).

A matéria foi aprovada em decisão terminativa na CCJ, mas carece ainda de uma segunda votação em turno suplementar.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

A proposta não constava na pauta da comissão desta quarta, e foi adicionada como item extrapauta. O projeto define ainda que deve ser considerado bagagem de mão aquela transportada no compartimento superior de bagagem da cabine, sob a responsabilidade do passageiro, com dimensões máximas definidas em: 55 centímetros de altura; 35 centímetros de largura; 25 centímetros de comprimento.

Além disso, em casos de superlotação do compartimento superior de bagagem da cabine, o transportador fornecerá ao passageiro a opção de despachar a sua bagagem no compartimento principal da aeronave de forma gratuita.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: Eduardo Paes pode ganhar por W.O. e fortalecer Lula no RJ

Desalinhamento da direita no Estado do Rio de Janeiro vem fortalecendo a sensação que Eduardo Paes, prefeito da capital, concorre contra si mesmo

Após rebelião do União e PP, Republicanos adota posição mais cautelosa

Silvio Costa Filho deve continuar no governo até março, enquanto Tarcísio de Freitas decide futuro eleitoral