19.5 C
Brasília

Câmara: presidências das comissões serão definidas nesta semana

Além de eleição das comissões, Câmara pode votar projeto que libera recursos cancelados

Data:

A Câmara dos Deputados deve instalar as comissões permanentes nesta quarta-feira (19). Para isso, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou uma reunião de líderes para terça-feira (18).

Nos bastidores, a Câmara discute mudar o regimento para que os líderes possam indicar diretamente os presidentes das comissões, dispensando as eleições internas de cada colegiado. Dessa forma, o presidente do colegiado poderia ser destituído pelo líder partidário que o indicou a qualquer momento. Porém, o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), afirmou que não haverá mudanças no Regimento Interno da Câmara nas votações deste ano.

“O presidente [Hugo Motta] determinou que vai seguir o regimento. Cada bancada vai ter direito a uma comissão, mantém o mesmo número de comissões e vai ser como no ano passado. Não tem mudança no Regimento”, afirmou.

PL rivaliza com PT e com PSD por comissões

Pauta da semana

A pauta do Plenário da Câmara desta semana prevê a votação de dois projetos. Um deles  autoriza a quitação de restos a pagar acumulados desde 2019 (PLP 22/2025). Os restos a pagar são despesas públicas de um ano fiscal que são pagas em anos posteriores, o que inclui emendas parlamentares. Pelo projeto, o prazo para aplicação dos recursos seria estendido até o final de 2026. A regra revalida, ainda, valores que haviam sido cancelados em 31 de dezembro de 2024.

A segunda proposta na pauta prorroga até o final de 2025 o prazo para estados e municípios utilizem recursos inicialmente direcionados ao combate da Covid-19 (PLP 58/25). Assim, os saldos financeiros de repasses efetuados até 31 de dezembro de 2023 para transferências regulares e automáticas, do Fundo Nacional de Saúde (FNS), aos fundos de saúde locais, poderão ser realocados.

Autor

  • Estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB), busco, junto ao jornalismo político, desenvolvimento profissional e experiências que possam aperfeiçoar esta jornada. * Estagiária sob a supervisão da equipe de reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita