O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comprometeu-se a pautar para a próxima semana o pedido de urgência do Projeto de Lei 3.179/24, que autoriza o pagamento de horas extras aos auditores fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A informação foi confirmada pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG), autor da proposta, em entrevista à Arko Advice.
Segundo o texto do projeto, a indenização seria destinada a atividades excepcionais, realizadas fora do expediente normal, para atender demandas emergenciais de interesse público — como no recente surto de gripe aviária em Montenegro (RS), que levou à suspensão das exportações de carne aviária brasileira. O objetivo é que o pagamento não seja corriqueiro, mas ocorra em momentos de necessidade sanitária ou de alta demanda, garantindo a presença de fiscais em turnos extras sem prejuízo ao funcionamento do setor.
“Se a gente consegue voltar com essa exportação daqui a 30 dias, vão ter frigoríficos que vão ter que funcionar em dois turnos (pela grande demanda). Mas, se ele funcionar em dois turnos, tem que ter o fiscal em dois turnos e, hoje, nós não temos. Nós precisamos desses fiscais trabalhando imediatamente para nos ajudar a conter esse surto de gripe aviária”, explicou Domingos Sávio.
No dia 16 de maio, o município registrou um foco de gripe aviária, e países suspenderam as importações de carne aviária brasileira. A desinfecção foi concluída nesta sexta-feira (23), mas segundo dados do próprio Mapa, atualmente, há outros 12 casos de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves em análise no país.

