23.5 C
Brasília

Câmara e Senado oficializam trégua e liberam análise de temas financeiros

Acordo entre Câmara e Senado permite avanço de propostas sobre FGTS e crédito consignado

Data:

O Congresso Nacional deve liberar, na próxima semana, o andamento das medidas provisórias (MPs) nas comissões mistas. Com isso, alguns temas relevantes ao mercado financeiro começarão a ser analisados. Entre eles está a liberação do saldo retido do FGTS após o saque-aniversário (MP 1290/25) e o empréstimo consignado para trabalhadores do setor privado (MP 1292/25). Essas MPs já têm propostas de alteração protocoladas que precisarão ser analisadas pelo colegiado.

A instalação das comissões das MPs vem após Câmara e Senado declararem uma trégua em uma disputa institucional, que travou a análise desse tipo de proposta nos últimos dois anos. A Câmara pede que as comissões tenham maior representação de deputados, mas aceitou que esse rebalanceamento seja desenhado paralelamente ao funcionamento das comissões, com as regras já estabelecidas.

A MP do saldo do saque-aniversário do FGTS será a primeira a ter sua comissão instalada, com a relatoria a cargo de um senador e a presidência sob responsabilidade de um deputado. Nas MPs seguintes, haverá alternância entre as Casas na relatoria e presidência.

Entenda o impasse

Durante a gestão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, a tramitação das MPs foi alvo de disputa entre os parlamentares. A Câmara questionava a paridade de membros entre deputados e senadores nas comissões e exigia mudanças na composição. Enquanto isso não era resolvido, as MPs eram analisadas diretamente no Plenário, sem passar pelas comissões.

O martelo foi batido durante viagem oficial de Lula ao Japão, quando líderes da Câmara e do Senado estiveram juntos, e tiveram a oportunidade de fechar os detalhes do funcionamento interno nas comissões.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita