29.5 C
Brasília

Câmara e do Senado buscam acordo para liberar emendas e votar orçamento

Para parlamentares, a liberação das emendas parlamentares é essencial para votação do orçamento

Data:

O relator do orçamento de 2025, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), se reuniu nesta terça-feira (11/03) com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para tentar destravar a votação do PLOA 2025 (Projeto de Lei Orçamentária Anual) na quinta-feira da próxima semana (20).

O processo está travado porque a decisão do ministro do STF Flávio Dino liberou as emendas parlamentares, mas demandou a mudança de procedimentos do Legislativo. Para adequar o procedimento, uma sessão do Congresso Nacional deverá ser convocada para esta quinta-feira (13) para oficializar as novas regras.

Porém, os parlamentares também atuam para manter nas lideranças partidárias a decisão sobre a destinação de emendas. Com o fim das emendas de relator, a maior parte dos recursos acabou concentrada nas comissões. Para que o controle das emendas ainda precise passar pelos líderes partidários, é articulada uma resolução que dá poder para que eles substituam os indicados para as presidências das comissões a qualquer momento. A substituição já é possível com os demais membros dos colegiados.

Além disso, antes de votar o orçamento, os parlamentares querem analisar o projeto que desbloqueia recursos dos restos a pagar (PLP 22/25). No pacote, estão emendas parlamentares canceladas nos últimos anos.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Vendas de veículos automotores alcançam 243,2 mil unidades em setembro

Setor automotivo se destaca com incremento em modelos sustentáveis e reforço nas vendas externas

Análise: Cinco governadores estratégicos

Pré-candidatos ao Palácio do Planalto, os governadores Tarcísio de...

Análise: O que esperar da sucessão faltando um ano

Faltando um ano para as eleições de 2026, o...

Lula instalará Conselho Nacional de Política Mineral na próxima quinta (16)

Alexandre Silveira destaca foco em sustentabilidade e minerais críticos