23.5 C
Brasília

Câmara confirma troca de sete deputados após STF julgar regras das sobras eleitorais

Decisão do Supremo redefine distribuição de vagas na Câmara

Data:

A Câmara dos Deputados declarou a perda de mandato de sete parlamentares federais, acatando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que alterou o entendimento sobre a regra de distribuição das chamadas sobras eleitorais nas eleições proporcionais. O ato da Mesa Diretora foi publicado na quarta-feira (30), e incluiu a convocação dos novos deputados, já diplomados, para tomarem posse como titulares.

Troca de parlamentares atinge quatro estados

O Amapá tem a troca de metade dos seus oito deputados na Câmara, ou seja, quatro parlamentares saem para a entrada de outros quatro. Distrito Federal, Tocantins e Rondônia tiveram a troca de um representante.

Os parlamentares que perderam o mandato são Gilvan Máximo (Republicanos-DF), Augusto Puppio (MDB-AP), Lebrão (União-RO), Lázaro Botelho (PP-TO), Professora Goreth (PDT-AP), Silvia Waiãpi (PL-AP) e Sonize Barbosa (PL-AP).

Assumem em seus lugares: Professora Marcivânia (PcdoB-AP), Paulo Lemos (PSOL-AP), André Abdon (Progressistas-AP), Aline Gurgel (Republicanos-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Rafael Bento (Podemos-RO) e Tiago Dimas (Podemos-TO).

Sobras eleitorais

A mudança decorre de interpretação do STF de acordo com as “sobras” de cadeiras em eleições proporcionais. As regras atuais preveem que apenas partidos que atingem 80% do quociente eleitoral podem concorrer inicialmente às vagas, e candidatos devem alcançar 10% desse quociente. Para as sobras, uma segunda rodada exige que o candidato atinja 20% do quociente.

Na terceira rodada, inicialmente apenas partidos com 80% do quociente participariam, segundo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O STF derrubou essa regra, permitindo que todos os partidos que concorreram às eleições possam disputar as vagas restantes, impacto que reconfigurou a lista de eleitos e a composição partidária da Câmara.

A decisão não apenas altera o quadro da Câmara dos Deputados, mas afeta também a composição das assembleias legislativas nos estados, provocando mudanças em cadeiras ocupadas e aumentando a representatividade de partidos menores na distribuição final das vagas proporcionais.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita