O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), informou, nesta quarta-feira (4), que iniciará uma intensa viagem pelo Brasil, com o objetivo de discutir, de acordo com ele, como o campo progressista pode atuar diante do “cerco” da extrema-direita ao governo Lula e à esquerda no Brasil.
Essa peregrinação é intitulada de “Organizar o Contra-Ataque”. De acordo com o parlamentar, o ato começa nesta quinta-feira (5), com uma série de agendas na cidade de São José do Rio Preto (SP), incluindo encontro com estudantes, militância de esquerda e ativistas culturais da cidade.
“Temos de agir desde já para enfrentar a ofensiva da extrema-direita, sair da defensiva e contra-atacar”, afirmou o deputado.
Ainda em junho, como parte do giro, Boulos passará por outras cidades do estado de São Paulo, são elas: São Carlos, Campinas, Araraquara e Taboão da Serra. Entre julho e agosto, a iniciativa irá percorrer 15 estados por todo o Brasil.
Histórico
Conhecido por sua atuação no Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos se candidatou à Presidência da República em 2018 pelo PSOL, tendo Sônia Guajajara como vice, e recebeu pouco mais de 617 mil votos, ficando em 10º lugar. Em 2020, disputou a Prefeitura de São Paulo ao lado de Luiza Erundina, chegando ao segundo turno e obtendo 40,62% dos votos, mas foi derrotado por Bruno Covas (PSDB).
Em 2022, Boulos foi eleito deputado federal por São Paulo, sendo o mais votado do estado, com mais de 1 milhão de votos. Em 2024, voltou a concorrer à Prefeitura de São Paulo, novamente chegando ao segundo turno, desta vez com Marta Suplicy (PT) como vice. Boulos conseguiu 40,65% dos votos no segundo turno, sendo derrotado então pelo atual prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB).