22.5 C
Brasília

Avaliação de Lula melhora, mas maioria desaprova o presidente, aponta AtlasIntel

Pesquisa mostra recuperação na aprovação do presidente Lula e cenários eleitorais apertados para 2026

Data:

O instituto AtlasIntel divulgou hoje (8) uma nova pesquisa sobre a avaliação do governo Lula (PT) e a sucessão de 2026.

Em relação à avaliação do presidente e do governo, os principais resultados foram:

• A aprovação do presidente Lula se recuperou em junho e atingiu o maior patamar do ano. A desaprovação caiu 2 pontos percentuais em relação a maio, enquanto a aprovação subiu também 2 pontos e chegou ao seu maior nível desde dezembro de 2024. Segundo o Atlas, 51,8% desaprovam Lula. Por outro lado, 47,3% aprovam o presidente.

• As avaliações do governo Lula mantiveram-se relativamente estáveis, com alterações sutis e dentro da margem de erro: houve uma queda de 0,9 ponto nas avaliações da gestão como “ruim ou péssima”, e um aumento de 1,2 ponto nas avaliações da gestão como “regular”. De acordo com o Atlas, o índice “ruim ou péssimo” é de 51,2%. Por outro lado, o percentual “ótimo ou bom” atingiu 41,6%. A avaliação “regular” é de 7,2%.

• A imagem negativa de Fernando Haddad caiu 5 pontos, e sua imagem positiva aumentou 3 pontos. A imagem negativa permanece maior que a positiva, mas o saldo negativo (-6 pontos) é o menor registrado para Haddad desde janeiro de 2025. A imagem positiva do presidente Lula subiu 2 pontos e sua imagem negativa diminuiu 1 ponto – mudanças dentro da margem de erro.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Cenários eleitorais para 2026

Sobre as eleições de 2026, o AtlasIntel apontou que:

• Em um cenário hipotético de primeiro turno em 2026 com os mesmos candidatos de 2022, Bolsonaro possui uma vantagem de apenas 1,6 pontos percentuais sobre Lula. Essa margem é menor do que a observada no mês anterior (2,8 pontos).

• Em um cenário com Tarcísio, Lula lidera com 44,6% das intenções de voto, com 10,6pp de vantagem sobre o governador de São Paulo. Houve pouca variação em relação a maio, com mudanças abaixo de 1 ponto para Lula e Tarcísio.

• No cenário eleitoral onde Michele Bolsonaro substitui Tarcísio, Lula e Michele tem 45% e 30,4% das intenções de voto, respectivamente. Em relação a maio, o percentual de Michele diminuiu 3,1 pontos percentuais e o de Lula aumentou 0,6 ponto, resultando em um aumento na vantagem de Lula de 10,9 pontos para 14,6 pontos.

• Quando Haddad é o candidato do PT, o Ministro da Fazenda aparece tecnicamente empatado com Tarcísio. Tarcísio possui uma vantagem sobre Haddad de apenas 0,7 ponto percentual– a mesma margem observada em maio. Ciro Gomes registra 8.3% das intenções de voto.

• Em cenários hipotéticos de segundo turno para 2026, Lula está tecnicamente empatado com Jair Bolsonaro, Tarcísio e Michele.

• Jair Bolsonaro possui uma vantagem de apenas 0,8 ponto sobre Lula (48,6% vs. 47,8%).

• Em relação a Tarcísio e Michelle, Lula possui vantagens de apenas 0,7 ponto e 0,5 ponto, respectivamente.

• Contra outros potenciais candidatos da direita, Lula lidera com folga sobre Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Ratinho Jr. e Eduardo Leite.

Autor

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita