O instituto AtlasIntel divulgou hoje (8) uma nova pesquisa sobre a avaliação do governo Lula (PT) e a sucessão de 2026.
Em relação à avaliação do presidente e do governo, os principais resultados foram:
• A aprovação do presidente Lula se recuperou em junho e atingiu o maior patamar do ano. A desaprovação caiu 2 pontos percentuais em relação a maio, enquanto a aprovação subiu também 2 pontos e chegou ao seu maior nível desde dezembro de 2024. Segundo o Atlas, 51,8% desaprovam Lula. Por outro lado, 47,3% aprovam o presidente.
• As avaliações do governo Lula mantiveram-se relativamente estáveis, com alterações sutis e dentro da margem de erro: houve uma queda de 0,9 ponto nas avaliações da gestão como “ruim ou péssima”, e um aumento de 1,2 ponto nas avaliações da gestão como “regular”. De acordo com o Atlas, o índice “ruim ou péssimo” é de 51,2%. Por outro lado, o percentual “ótimo ou bom” atingiu 41,6%. A avaliação “regular” é de 7,2%.
• A imagem negativa de Fernando Haddad caiu 5 pontos, e sua imagem positiva aumentou 3 pontos. A imagem negativa permanece maior que a positiva, mas o saldo negativo (-6 pontos) é o menor registrado para Haddad desde janeiro de 2025. A imagem positiva do presidente Lula subiu 2 pontos e sua imagem negativa diminuiu 1 ponto – mudanças dentro da margem de erro.
Cenários eleitorais para 2026
Sobre as eleições de 2026, o AtlasIntel apontou que:
• Em um cenário hipotético de primeiro turno em 2026 com os mesmos candidatos de 2022, Bolsonaro possui uma vantagem de apenas 1,6 pontos percentuais sobre Lula. Essa margem é menor do que a observada no mês anterior (2,8 pontos).
• Em um cenário com Tarcísio, Lula lidera com 44,6% das intenções de voto, com 10,6pp de vantagem sobre o governador de São Paulo. Houve pouca variação em relação a maio, com mudanças abaixo de 1 ponto para Lula e Tarcísio.
• No cenário eleitoral onde Michele Bolsonaro substitui Tarcísio, Lula e Michele tem 45% e 30,4% das intenções de voto, respectivamente. Em relação a maio, o percentual de Michele diminuiu 3,1 pontos percentuais e o de Lula aumentou 0,6 ponto, resultando em um aumento na vantagem de Lula de 10,9 pontos para 14,6 pontos.
• Quando Haddad é o candidato do PT, o Ministro da Fazenda aparece tecnicamente empatado com Tarcísio. Tarcísio possui uma vantagem sobre Haddad de apenas 0,7 ponto percentual– a mesma margem observada em maio. Ciro Gomes registra 8.3% das intenções de voto.
• Em cenários hipotéticos de segundo turno para 2026, Lula está tecnicamente empatado com Jair Bolsonaro, Tarcísio e Michele.
• Jair Bolsonaro possui uma vantagem de apenas 0,8 ponto sobre Lula (48,6% vs. 47,8%).
• Em relação a Tarcísio e Michelle, Lula possui vantagens de apenas 0,7 ponto e 0,5 ponto, respectivamente.
• Contra outros potenciais candidatos da direita, Lula lidera com folga sobre Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Ratinho Jr. e Eduardo Leite.

