26.5 C
Brasília

Aprovação de Lula cresce para 44%, mas 51% desaprovam o presidente, aponta o PoderData

Apesar de saldo negativo, avaliação do presidente apresenta melhora nos últimos meses

Data:

A pesquisa divulgada hoje (1º) pelo PoderData aponta que a maioria dos brasileiros desaprova o governo Lula (PT). Em relação ao levantamento anterior, realizado em julho, a desaprovação oscilou negativamente dois pontos percentuais, enquanto a aprovação teve uma variação positiva de dois pontos.

Apesar das oscilações estarem dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, chama atenção que, nos últimos três meses, observamos uma recuperação da aprovação. Nesse período, a desaprovação caiu cinco pontos percentuais, enquanto a aprovação cresceu cinco pontos (ver tabela abaixo). No entanto, mesmo com a melhora na sua aprovação, Lula permanece com um saldo negativo de 7 pontos – essa diferença era de 11 pontos em julho e de 17 pontos em junho.

Mês Janeiro Junho Julho Setembro
Desaprova 51 56 53 51
Aprova 42 39 42 44

Fonte: PoderData (27 a 29/09)

A melhora na popularidade do presidente Lula (PT) pode ser atribuída ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil; a repercussão positiva do discurso realizado por Lula na Assembleia Geral da ONU, o que levou Trump a falar em “química boa com Lula”, admitindo um possível encontro entre eles; a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso da tentativa de golpe; e a melhora na percepção dos brasileiros em relação à inflação de alimentos.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Segundo o PoderData, a aprovação de Lula é maior entre as mulheres (49%); eleitores mais jovens (56%) e os mais velhos (51%); e os moradores do Nordeste (53%). A desaprovação, por outro lado, prevalece entre os homens (57%); eleitores de meia-idade (56%); moradores do Sul (62%) e do Centro-Oeste (60%) e os que cursaram o ensino superior (58%).

Quanto ao trabalho do presidente Lula, a avaliação negativa (ruim/péssima) segue majoritária, superando a avaliação positiva (ótimo/bom) em 20 pontos percentuais. Nos últimos três meses, a avaliação negativa oscilou um ponto para baixo enquanto a avaliação positiva cresceu três pontos.

Mês Janeiro Junho Julho Setembro
Ruim/Péssimo 40 44 41 43
Regular 33 32 34 32
Ótimo/Bom 24 20 22 23

Fonte: PoderData (27 a 29/09)

Apesar do saldo negativo de popularidade, o PoderData mostra que cresceu o percentual de eleitores que acham o governo Lula melhor que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em relação a julho, subiu de 33% para 38% os que consideram o governo Lula pior. Nesse período, oscilou negativamente de 40% para 38% aqueles que acham a gestão Bolsonaro melhor.

Autor

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Novo botão de contestação do pix entra em vigor nesta quarta-feira (1)

Autoatendimento do MED permite devolução mais rápida em casos de golpes e fraude

Em primeira sessão com Fachin presidente, STF discute “uberização”

Corte debate definição jurídica do trabalho em aplicativos como Uber e Rappi

Mauro Vieira afirma que encontro de Lula e Trump não deve ocorrer a curto prazo

Chanceler afirma esforços para contato seguem em andamento