Depois do União Brasil ameaçar expulsar o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o PP o ministro dos Esportes, André Fufuca, caso permanecessem no governo, o Republicanos adotou uma postura mais cautelosa. Segundo membro da cúpula partidária ouvido pela Arko Advice, a sigla deve aguardar até o último minuto do prazo para definir um posicionamento em relação à Lula (PT), visando as eleições de 2026.
ㅤ
ㅤ
Portanto, até março de 2026, o partido não deve pedir que o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), deixe o cargo. Isso porque abril é a data limite para que os partidos se posicionem e governadores deixem os cargos caso queiram disputar de outra forma que não seja para a reeleição.
Tarcísio pode focar na reeleição
O prazo é especialmente relevante para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que terá que bater o martelo se realmente disputará a reeleição ou se colocará como candidato à Presidência da República. Até aqui, em meio à um cenário de divisão na direita e de recuperação da popularidade de Lula, Tarcísio tem negado ter pretensões presidenciais.