18.5 C
Brasília

Após Carnaval, Câmara implementa regras para vestimenta e proibição de cartazes

Medidas visam garantir organização e preservar ambiente de trabalho legislativo, de acordo com Hugo Motta

Data:

A Câmara dos Deputados anunciou a implementação de novas regras de vestimenta e a proibição do uso de cartazes e objetos de manifestação no plenário, com o objetivo de assegurar mais organização e preservar o ambiente de trabalho legislativo. As determinações foram divulgadas após tumultos recentes durante sessões na Casa.

As mudanças foram estabelecidas pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em resposta a um episódio de confronto entre parlamentares da base e da oposição, ocorrido no dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado pela PGR por tentativa de golpe de Estado.

Código de vestimenta

A partir de agora, será obrigatório o uso de traje de passeio completo durante as sessões no Plenário Ulysses Guimarães e nas comissões da Câmara. Segundo Hugo Motta, a medida “busca reafirmar os valores institucionais da Casa, garantindo que o ambiente legislativo permaneça compatível com o comprometimento e seriedade do trabalho aqui exercido”.

Proibição de cartazes e objetos de manifestação

Outra mudança é a proibição do uso de cartazes e objetos de manifestação dentro do plenário. A decisão veio após parlamentares utilizarem materiais provocativos durante discursos e debates, interrompendo falas na tribuna e causando desordem.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita