A Câmara dos Deputados anunciou a implementação de novas regras de vestimenta e a proibição do uso de cartazes e objetos de manifestação no plenário, com o objetivo de assegurar mais organização e preservar o ambiente de trabalho legislativo. As determinações foram divulgadas após tumultos recentes durante sessões na Casa.
As mudanças foram estabelecidas pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em resposta a um episódio de confronto entre parlamentares da base e da oposição, ocorrido no dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado pela PGR por tentativa de golpe de Estado.
Código de vestimenta
A partir de agora, será obrigatório o uso de traje de passeio completo durante as sessões no Plenário Ulysses Guimarães e nas comissões da Câmara. Segundo Hugo Motta, a medida “busca reafirmar os valores institucionais da Casa, garantindo que o ambiente legislativo permaneça compatível com o comprometimento e seriedade do trabalho aqui exercido”.
Proibição de cartazes e objetos de manifestação
Outra mudança é a proibição do uso de cartazes e objetos de manifestação dentro do plenário. A decisão veio após parlamentares utilizarem materiais provocativos durante discursos e debates, interrompendo falas na tribuna e causando desordem.

