29.5 C
Brasília

Amcham define melhoria no texto da reforma da renda como uma das prioridades legislativas para 2025

Câmara Americana de Comércio aponta riscos à competitividade do Brasil e destaca prioridades em sustentabilidade, comércio exterior e inovação

Data:

Nesta terça-feira (22), a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) apresentou aos parlamentares a agenda de prioridades legislativas para 2025. Entre os temas de interesse, a instituição se posicionou contra a tributação de lucros e dividendos prevista na reforma da renda (PL 1087/2025).

A organização aponta que essa medida gera dupla tributação e aumenta a carga tributária das empresas, o que afasta o Brasil de possíveis novos investimentos estrangeiros. Além disso, foi apontada a necessidade de ajustes das alíquotas às práticas globais da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e a simplificação dos mecanismos de restituição e créditos tributários.

Economia

No ambiente de negócios, as prioridades são a continuidade da regulamentação da reforma tributária e do Comitê Gestor (PLP 108/2024), além de avanços na regulação da propriedade intelectual e do Devedor Contumaz.

No âmbito do comércio exterior, destaca-se a lei geral de comércio exterior (PLP 4423/2024) e os projetos sobre crédito de ICMS (PLP 154/2022 e/ou PLP 36/2023). Também constam o projeto que define critérios para isenção de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (PLP 467/2017) e de devolução de resíduos tributários (PLP 167/24) de pequenas empresas.

Sustentabilidade e minerais

Na área de sustentabilidade, o maior destaque é o projeto que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos e o Comitê de Minerais Críticos e Estratégicos (PL 2780/2024). Além disso, importam os projetos que estabelecem diretrizes para a implementação da taxonomia ambiental e social (PL 2838/2022 e PL 5209/2023) e a economia circular (PL 3899/2012). Por fim, a criação da Agência Reguladora do Mercado de Carbono é um passo considerado fundamental para a estruturação deste mercado.

Por fim, sobre a transformação digital e inovação, as prioridades são a melhoria do marco da inteligência artificial (PL 2338/2023), atualização da Lei do Bem (PL 4944/2020) e autonomia da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (PL 615/2024).

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço