19.5 C
Brasília

Amcham define melhoria no texto da reforma da renda como uma das prioridades legislativas para 2025

Câmara Americana de Comércio aponta riscos à competitividade do Brasil e destaca prioridades em sustentabilidade, comércio exterior e inovação

Data:

Nesta terça-feira (22), a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) apresentou aos parlamentares a agenda de prioridades legislativas para 2025. Entre os temas de interesse, a instituição se posicionou contra a tributação de lucros e dividendos prevista na reforma da renda (PL 1087/2025).

A organização aponta que essa medida gera dupla tributação e aumenta a carga tributária das empresas, o que afasta o Brasil de possíveis novos investimentos estrangeiros. Além disso, foi apontada a necessidade de ajustes das alíquotas às práticas globais da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e a simplificação dos mecanismos de restituição e créditos tributários.

Economia

No ambiente de negócios, as prioridades são a continuidade da regulamentação da reforma tributária e do Comitê Gestor (PLP 108/2024), além de avanços na regulação da propriedade intelectual e do Devedor Contumaz.

No âmbito do comércio exterior, destaca-se a lei geral de comércio exterior (PLP 4423/2024) e os projetos sobre crédito de ICMS (PLP 154/2022 e/ou PLP 36/2023). Também constam o projeto que define critérios para isenção de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (PLP 467/2017) e de devolução de resíduos tributários (PLP 167/24) de pequenas empresas.

Sustentabilidade e minerais

Na área de sustentabilidade, o maior destaque é o projeto que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos e o Comitê de Minerais Críticos e Estratégicos (PL 2780/2024). Além disso, importam os projetos que estabelecem diretrizes para a implementação da taxonomia ambiental e social (PL 2838/2022 e PL 5209/2023) e a economia circular (PL 3899/2012). Por fim, a criação da Agência Reguladora do Mercado de Carbono é um passo considerado fundamental para a estruturação deste mercado.

Por fim, sobre a transformação digital e inovação, as prioridades são a melhoria do marco da inteligência artificial (PL 2338/2023), atualização da Lei do Bem (PL 4944/2020) e autonomia da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (PL 615/2024).

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita