29.5 C
Brasília

Alta nos preços de hospedagem para COP30 mobiliza força-tarefa

Equipes estudam soluções como hotéis flutuantes e ajustes na plataforma oficial

Data:

Com o aumento expressivo no valor das hospedagens em Belém (PA) às vésperas da COP30, o governo federal anunciou a criação de uma força-tarefa para buscar soluções e garantir acomodações acessíveis para as delegações internacionais. A medida foi confirmada pela presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, marcada para novembro de 2025.

Segundo o governo, o esforço inicial estará voltado para atender os 72 países que integram os grupos dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e Países Menos Desenvolvidos, que geralmente enfrentam maiores restrições orçamentárias para participar de eventos internacionais. Após esse primeiro foco, a atuação da força-tarefa será ampliada para os demais países participantes.

Até o momento, 47 delegações já confirmaram presença na COP30, com o pagamento das reservas de hospedagem. Destas, 39 utilizaram a plataforma oficial do evento e oito realizaram as reservas diretamente com hotéis ou por meio de outras plataformas digitais.

Acomodações alternativas

Uma das alternativas adotadas pelo governo foi a contratação de transatlânticos para servirem como hotéis flutuantes durante o evento, especialmente nos primeiros dias da conferência, quando há maior concentração de visitantes. Além disso, discute-se a possibilidade de dividir os blocos de hospedagem disponibilizados na plataforma oficial, permitindo reservas com períodos mais curtos, o que pode facilitar a logística das delegações e equilibrar a demanda.

Brasil descarta subsidiar hospedagem

Apesar dos esforços para ampliar a oferta de acomodações, a secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior, descartou qualquer possibilidade de o governo brasileiro subsidiar financeiramente a hospedagem das delegações estrangeiras. Segundo ela, o Brasil já avançou nos demais planos operacionais do evento, como segurança, saúde e transporte, que estariam “alinhados e sob controle”.

A COP30 será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, e deve atrair cerca de 50 mil participantes de todo o mundo à capital paraense, entre chefes de Estado, negociadores, membros da sociedade civil e imprensa internacional. A expectativa é que o evento coloque Belém no centro das discussões globais sobre o enfrentamento à crise climática e à preservação da Amazônia.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço

Audiência Pública no Senado debaterá mineração e beneficiamento de terras raras no Brasil

Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação promove sessão no dia 10