17.5 C
Brasília

Alcolumbre cancela sessão que analisaria vetos do licenciamento ambiental

Decisão atende a pedido da liderança do governo

Data:

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), cancelou a sessão conjunta, marcada para esta quinta-feira (16), que analisaria os vetos ao projeto de lei do licenciamento ambiental e o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO 2026).
Segundo comunicado, a decisão ocorreu após pedido da liderança do governo no Congresso.

Licenciamento ambiental

O governo busca afastar um possível enfraquecimento das regras de licenciamento ambiental, às vésperas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em Belém no próximo mês. Em agosto, o presidente Lula (PT) vetou 63 pontos do texto que havia sido aprovado pelo Congresso, que é chamado pelos ambientalistas de “PL da Devastação”.
Entre os pontos vetados pelo Executivo estão trechos que simplificam a obtenção de licença por meio de uma autodeclaração dos empreendimentos com médio potencial poluidor, como no caso de uma barragem de rejeitos sólidos.

Autores

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: Eduardo Paes pode ganhar por W.O. e fortalecer Lula no RJ

Desalinhamento da direita no Estado do Rio de Janeiro vem fortalecendo a sensação que Eduardo Paes, prefeito da capital, concorre contra si mesmo

Após rebelião do União e PP, Republicanos adota posição mais cautelosa

Silvio Costa Filho deve continuar no governo até março, enquanto Tarcísio de Freitas decide futuro eleitoral