20.5 C
Brasília

AGU nega decisão sobre recorrer ao STF após derrota do governo no IOF

Advocacia-Geral da União adota cautela e afirma que não há decisão sobre judicialização

Data:

Após a derrubada do decreto que aumentava as alíquotas do IOF pelo Congresso, a Advocacia-Geral da União (AGU) divulgou nota nesta quinta-feira (26) negando que o governo já tenha decidido recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão. Segundo a AGU, “não há qualquer decisão tomada” sobre a judicialização do tema.

O órgão enfatizou que todas as questões jurídicas serão analisadas tecnicamente, após consulta à equipe econômica, e que qualquer anúncio sobre eventuais medidas judiciais será feito exclusivamente pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, no momento apropriado.

Governo avalia alternativas

A posição de cautela da AGU contrasta com declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que afirmou ser “flagrantemente inconstitucional” a derrubada do decreto presidencial, e defendeu o direito do governo de recorrer ao STF. Haddad destacou que a decisão final caberá ao presidente Lula, mas reiterou que tanto o Executivo quanto o Congresso podem questionar decisões consideradas incoerentes ou inconstitucionais.

O episódio marca a primeira vez em 30 anos que um decreto presidencial é derrubado pelo Congresso, evidenciando o desgaste na relação entre Executivo e Legislativo. Enquanto o governo avalia se irá ao STF, também estuda alternativas para compensar a perda de arrecadação, como buscar novas fontes de receita ou cortar gastos, já que a derrubada do aumento do IOF impacta diretamente a meta fiscal de 2025.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço