26.5 C
Brasília

Zoológico de Brasília é fechado temporariamente por suspeita de gripe aviária

Amostras foram enviadas para análise; não há outros casos suspeitos no DF e consumo de carne de frango segue seguro

Data:

O Jardim Zoológico de Brasília foi fechado temporariamente a partir desta quarta-feira (28), após a identificação de duas aves silvestres mortas — um pombo e um marreco irerê — nas dependências do local. As aves eram de vida livre, e não faziam parte do plantel do zoológico. Amostras dos animais foram recolhidas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) e enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para análise de possíveis casos de gripe aviária.

Segundo o governo do DF, a medida é preventiva e segue protocolos de biossegurança para proteger a saúde dos animais, dos colaboradores e dos visitantes. Não há previsão para a reabertura do zoológico, que dependerá dos resultados laboratoriais e da ausência de risco à saúde pública. A Seagri-DF reforçou que não há nenhum outro caso suspeito registrado no Distrito Federal, seja em animais de vida livre, domésticos ou comerciais.

O órgão também destacou que não há risco à saúde humana no consumo de carne de frango e ovos devidamente inspecionados. A gripe aviária não é transmitida por meio da ingestão desses alimentos, desde que estejam bem cozidos. A transmissão ocorre por contato direto com aves vivas infectadas, sendo o risco de infecção humana considerado baixo.

Foco controlado no RS

O fechamento do Zoológico de Brasília ocorre em meio à atenção nacional após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, em maio. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta terça-feira (27) que o foco está controlado e que o Brasil aguarda o prazo de 28 dias sem novos registros para se autodeclarar livre da doença. A expectativa é de que, com o controle do surto, exportações de carne de frango para mercados internacionais que suspenderam temporariamente as compras possam ser retomadas.

Sobre a gripe aviária

A influenza aviária (H5N1) afeta principalmente aves, mas pode infectar mamíferos em casos raros. A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes, água ou materiais contaminados. O consumo de carne de frango e ovos permanece seguro, desde que os alimentos sejam devidamente preparados.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Leilão da nova concessão da BR-381 (MG-SP) será no dia 11 de dezembro

Rodovia Fernão Dias terá novo contrato para modernização e ampliação de capacidade

Senado suspende exigência de licença prévia para ferrovias privadas

Projeto suspende exigência ambiental para debêntures ferroviárias

Flávio Dino acompanha Moraes e vota pela condenação de Bolsonaro e mais sete

Ministro defende penas mais severas para Bolsonaro e punições diferenciadas para alguns réus

Governo de SP relança programa para renegociação de dívidas tributárias

Iniciativa oferece descontos de até 75% e parcelamento em 120 vezes para débitos de ICMS, IPVA, ITCMD e multas do Procon inscritos em dívida ativa