29.5 C
Brasília

União Europeia e China suspendem importação de frango brasileiro

Após foco em Montenegro (RS), o governo declarou estado de emergência zoossanitária no município por 60 dias

Data:

Com a notícia de um foco de gripe aviária em Montenegro (RS), a China e a União Europeia suspenderam a compra do frango brasileiro. A informação foi confirmada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), em entrevista à GloboNews. Nesta sexta-feira (16), o Diário Oficial da União (DOU) trouxe a notícia de que o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária no município por 60 dias.

Após a detecção, o governo brasileiro passou a comunicar os entes das cadeias produtivas envolvidas, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e os parceiros comerciais do Brasil.

“As medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e visam não somente debelar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população”, declarou o ministro.

Segundo o governo, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. Portanto, não há restrição ao consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas.

Emergência zoossanitária

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária no município de Montenegro (RS), por 60 dias, ao detectar estabelecimentos de aves comerciais infectados com o vírus da influenza aviária.

A medida é uma forma de prevenção, para evitar que a doença, também conhecida como gripe aviária, chegue na produção de aves de subsistência, bem como para preservar a fauna e a saúde humana.

Autores

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts
  • Luiza Melo*

    Graduanda de Jornalismo pela Universidade de Brasília. Teve passagem pela Agência Senado e Poder360. Encantada pelo jornalismo político e internacional. Atualmente, auxilia na cobertura de política no site Política Brasileira. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço

Audiência Pública no Senado debaterá mineração e beneficiamento de terras raras no Brasil

Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação promove sessão no dia 10