19.5 C
Brasília

Senado aprova acesso facilitado ao Garantia-Safra

O texto facilita que agricultores familiares recebam ajuda após desastres

Data:

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (23), o projeto que amplia o acesso de produtores rurais ao Benefício Garantia-Safra. O texto, voltado aos agricultores familiares, reduz de 50% para 40% a perda mínima da produção necessária para que o Garantia-Safra possa ser acionado. As culturas incluídas são: feijão, milho, arroz, mandioca, algodão ou outras a serem definidas pelo órgão gestor. O projeto segue para sanção presidencial.

De acordo com a relatora, senadora Augusta Brito (PT-CE), essas medidas são importantes para aprimorar as estratégias de seguro para os pequenos produtores rurais.

Flexibilização no pagamento

Em outra frente, o projeto torna mais flexíveis as regras de pagamento do seguro. Agora, o valor do benefício será definido pelo órgão gestor, de acordo com a disponibilidade orçamentária, e pago em até três parcelas mensais por família. Em casos de decretação nacional de “situação de emergência”, “estado de calamidade pública”, pandemia ou epidemia, o pagamento do benefício será realizado em uma única parcela.

A proposta também regulamenta os critérios de acesso dos municípios da região Nordeste ao Fundo Garantia-Safra. O projeto prevê que recursos do Fundo Garantia-Safra possam ser aplicados em ações de convivência com o semiárido, aumento da capacidade produtiva e enfrentamento das mudanças climáticas.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita