28.5 C
Brasília

Segue para sanção presidencial projeto que amplia prazo para regularização fundiária em áreas de fronteira

Prazo para ratificação de registros imobiliários rurais é estendido em cinco anos

Data:

Foi aprovado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1.532/2025, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que amplia em cinco anos o prazo para que proprietários de imóveis rurais na faixa de fronteira possam solicitar a ratificação de seus registros imobiliários. Agora, o projeto vai à sanção presidencial, para que entre em vigor.

O texto, relatado pela senadora Tereza Cristina (PP-MS) no Senado, tem como objetivo permitir que os produtores tenham mais tempo para organizar a documentação necessária, trazendo segurança jurídica ao campo.

Mais tempo para regularizar imóveis rurais

A medida, já aprovada anteriormente pelo Senado, busca proteger produtores que ocupam essas terras há décadas, facilitando a regularização fundiária e evitando que propriedades retornem à União por falta de documentação.

É importante lembrar que durante a tramitação, foi retirada do texto a dispensa do georreferenciamento, o que garantiu acordo com o governo e a aprovação no Congresso.

Em nota enviada aos jornalistas, o senador Nelsinho Trad comemorou a aprovação: “É um alívio imediato para os produtores. Fizemos um entendimento com o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner, e conseguimos aprovar a urgência. O georreferenciamento, que foi retirado agora, continuará sendo discutido. O presidente Davi anunciou que, neste segundo semestre, o Senado deve debater uma outra proposta já aprovada na Câmara, o Projeto de Lei 4.497/2024, que visa a enfrentar de forma definitiva a insegurança jurídica nas regiões de fronteira.”.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025