31.5 C
Brasília

Segue para sanção presidencial projeto que amplia prazo para regularização fundiária em áreas de fronteira

Prazo para ratificação de registros imobiliários rurais é estendido em cinco anos

Data:

Foi aprovado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1.532/2025, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que amplia em cinco anos o prazo para que proprietários de imóveis rurais na faixa de fronteira possam solicitar a ratificação de seus registros imobiliários. Agora, o projeto vai à sanção presidencial, para que entre em vigor.

O texto, relatado pela senadora Tereza Cristina (PP-MS) no Senado, tem como objetivo permitir que os produtores tenham mais tempo para organizar a documentação necessária, trazendo segurança jurídica ao campo.

Mais tempo para regularizar imóveis rurais

A medida, já aprovada anteriormente pelo Senado, busca proteger produtores que ocupam essas terras há décadas, facilitando a regularização fundiária e evitando que propriedades retornem à União por falta de documentação.

É importante lembrar que durante a tramitação, foi retirada do texto a dispensa do georreferenciamento, o que garantiu acordo com o governo e a aprovação no Congresso.

Em nota enviada aos jornalistas, o senador Nelsinho Trad comemorou a aprovação: “É um alívio imediato para os produtores. Fizemos um entendimento com o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner, e conseguimos aprovar a urgência. O georreferenciamento, que foi retirado agora, continuará sendo discutido. O presidente Davi anunciou que, neste segundo semestre, o Senado deve debater uma outra proposta já aprovada na Câmara, o Projeto de Lei 4.497/2024, que visa a enfrentar de forma definitiva a insegurança jurídica nas regiões de fronteira.”.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

ANP monitora descontinuidade dos óleos diesel S-500 e S-1800 no Brasil

Agência acompanha substituição natural pelo diesel menos poluente S10

Senado adia análise de projeto que cria espaço fiscal para medidas contra tarifaço

CAE posterga votação do PLP 168/2025 após pedido de vista

Parlamento francês derruba Bayrou, e Macron inicia busca por novo primeiro-ministro

Crise política na França pressiona orçamento e provoca protestos

Análise: Anistia é incerta e possivelmente demorada

Na última semana, com o início do julgamento do...