23.5 C
Brasília

Proprietários rurais ganham mais cinco anos para ratificar imóveis na fronteira

A matéria passou pela Câmara dos Deputados, em agosto

Data:

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta segunda-feira (15), a Lei 15.206, publicada no Diário Oficial da União. Com a nova legislação, os proprietários rurais ganham mais cinco anos para solicitar a ratificação dos registros de imóveis localizados em faixas de fronteira.

Essa nova norma tem origem no Projeto de Lei 1.532/2025, apresentado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Em julho, o Plenário do Senado aprovou a proposta com parecer favorável da senadora Tereza Cristina (PP-MS). Em seguida, no mês de agosto, a matéria passou pela Câmara dos Deputados.

O governo já prorrogou o prazo duas vezes. O primeiro venceu em 2019, e o segundo se encerraria em outubro deste ano.

Fronteira

A faixa de fronteira corresponde a uma área de até 150 quilômetros de largura ao longo das divisas terrestres do Brasil com países vizinhos. Nessa região, a legislação exige a regularização de propriedades com área superior a 15 módulos fiscais, desde que os registros derivem de títulos de alienação ou concessão de terras devolutas emitidos pelos estados. Além disso, é importante destacar que o tamanho do módulo fiscal varia conforme o município.

Para garantir a ratificação dos registros, o proprietário deve solicitar a certificação do georreferenciamento do imóvel e atualizar a inscrição do terreno no Sistema Nacional de Cadastro Rural. Dessa forma, o objetivo da ratificação é impedir que as propriedades retornem à União por falta de regularização.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita