19.5 C
Brasília

Ministério da Agricultura cria programa para monitorar uso de agrotóxicos

Programa foca em saúde pública, meio ambiente e combate a fraudes

Data:

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (10), a criação do Programa Nacional de Rastreabilidade de Agrotóxicos e Afins (PNRA). Criada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a iniciativa tem como objetivo rastrear os produtos agrotóxicos em toda sua cadeia produtiva e logística.

Agrotóxicos terão rastreamento obrigatório

De acordo com o texto, a medida busca garantir a segurança alimentar, proteger a saúde pública, combater fraudes e reduzir riscos ambientais, por meio do controle desde a produção até o uso final dos produtos.

Para isso, será utilizado o Sistema Integrado de Rastreabilidade (SIR), que reunirá todas as informações obtidas por meio de identificadores aplicados às embalagens dos agrotóxicos, como QR Codes, códigos de barras e etiquetas RFID. O programa envolverá fabricantes, importadores, distribuidores, transportadores e usuários, com prazos definidos para adesão e implementação, e seguirá as diretrizes da LGPD.

A Secretaria de Defesa Agropecuária será responsável pela regulamentação e execução do programa, incluindo a definição de padrões técnicos e integração com sistemas governamentais e logísticos.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

PEC da Reforma Administrativa é oficialmente protocolada

Texto propõe cortes de privilégios, teto de gastos para estados e municípios e padronização salarial

Paul Biya é reeleito para oitavo mandato consecutivo em Camarões

Presidente pode ficar no poder até os 100 anos de idade

Análise: Ações e contradições que envolvem a pauta eleitoral no RJ

Disputa política no estado vai do campo da segurança pública ao futebol

Lula: queremos negociar fim do tarifaço e de sanções contra ministros

Presidente apresentou demandas em reunião na Malásia