O presidente Lula (PT) reafirmou o compromisso do governo em garantir crédito ao agronegócio e destacou a importância do investimento em tecnologia para aumentar a produtividade do setor. Segundo ele, essas medidas fazem parte das ações do Plano Safra. As declarações foram dadas nesta quarta-feira (12), durante entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá.
Além disso, Lula anunciou que viajará ao Japão no dia 27 de fevereiro com o objetivo de avançar nas negociações para a abertura do mercado japonês à carne brasileira.
Desenrola Rural: renegociação de dívidas para agricultores
O governo federal lançou o Programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar – Desenrola Rural, que visa:
- Renegociar dívidas inscritas na dívida ativa da União e débitos em atraso há mais de 180 dias
- Ampliar o acesso ao crédito rural, facilitando novos financiamentos
- Oferecer descontos para liquidação de débitos até 31 de dezembro de 2025
- Permitir parcelamentos com condições especiais de pagamento
O programa beneficia agricultores familiares, cooperativas, assentados da reforma agrária, indígenas e quilombolas, garantindo melhores condições para a sustentabilidade financeira do setor.
As renegociações serão cobertas por fundos constitucionais (FNE, FNO e FCO) e instituições financeiras, conforme a modalidade do crédito. Com essa iniciativa, o governo busca fortalecer a produção rural e impulsionar o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

