O primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil levou à suspensão das exportações de frango e derivados para ao menos nove destinos internacionais. A ocorrência foi confirmada em uma propriedade no município de Montenegro (RS), localizado a cerca de 60 km de Porto Alegre. A granja é voltada à produção de ovos férteis, e registrou a morte de aproximadamente 17 mil aves, causadas pelo vírus H5N1, variante altamente letal do vírus influenza.
Com a confirmação, o Brasil perdeu o status de único grande produtor mundial livre da gripe aviária em granjas comerciais, o que acionou cláusulas de acordos sanitários internacionais e resultou em embargos totais ou parciais por parte de diversos países.
Exportações suspensas
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), nove destinos suspenderam as importações ou tiveram suas certificações interrompidas:
Países que suspenderam as importações do Brasil inteiro:
-
Chile
-
Argentina
-
Uruguai
-
México
-
Coreia do Sul
Países com certificações suspensas pelo Brasil:
-
China
-
União Europeia
-
Canadá
-
África do Sul
Por outro lado, países como Arábia Saudita, Emirados Árabes, Japão e Filipinas aplicaram embargo regionalizado, restringindo as compras apenas de produtos oriundos de Montenegro. Demais regiões do Rio Grande do Sul e do país continuam exportando normalmente para esses mercados.
Risco de disseminação
Diante da confirmação do surto, o MAPA decretou emergência zoossanitária por 60 dias no município de Montenegro. Equipes estão conduzindo vistorias em um raio de 10 km ao redor da granja afetada, com medidas de contenção, rastreio e monitoramento. Em paralelo, há investigação de uma suspeita em Aguiarnópolis (TO) — a análise inicial apontou presença de Influenza A, mas com baixa chance de alta patogenicidade.
Em nota, o ministério destacou que o sistema de defesa agropecuária brasileiro está funcionando de forma “eficiente e transparente”, reforçando que o número de investigações tende a crescer após a declaração de emergências sanitárias.
Entenda a gripe aviária H5N1
O vírus H5N1 pertence à família dos vírus influenza, e é comum em aves. Ele apresenta letalidade extremamente alta entre as aves, especialmente em granjas, onde a densidade populacional favorece o contágio rápido.
Principais pontos sobre a doença:
-
É novo? Não. Há registros desde 1996. No Brasil, já foram identificados casos em animais silvestres desde 2023.
-
É seguro comer frango ou ovos? Sim. O consumo de produtos contaminados não transmite o vírus aos humanos.
-
Pode infectar humanos? Sim, mas apenas por contato direto com aves doentes ou locais contaminados. A transmissão ocorre por gotículas de secreções, fezes ou secreções respiratórias.
-
Outros animais podem pegar? Sim. Nos EUA, bovinos já foram infectados e há casos em leões marinhos no Chile.

