17.5 C
Brasília

Governo lança programa voltado à sustentabilidade em atividades agropecuárias

Programa prevê seleção de projetos via editais e criação de plataforma para atrair investidores

Data:

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (25), a instituição do Programa de Projetos Sustentáveis para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+).

Os pilares do programa estão baseados em promover iniciativas sustentáveis voltadas para a redução de emissões de gases de efeito estufa, melhoria da produtividade agropecuária e a adaptação às mudanças climáticas.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Uma das estratégias do plano é realizar editais públicos periódicos para a apresentação de projetos pela sociedade civil, com critérios claros de elegibilidade e seleção. Além disso, será criada uma plataforma para divulgar os projetos selecionados e conectá-los a investidores interessados em financiá-los.

Diretrizes do projeto

O ABC+ prevê a realização de editais públicos periódicos para que a sociedade civil apresente projetos, com critérios claros de elegibilidade e seleção. Uma plataforma digital será criada para divulgar os projetos selecionados e conectá-los a investidores interessados em financiá-los, ampliando a articulação entre autores de projetos, organismos internacionais, instituições financeiras e entidades da sociedade civil.

A seleção das iniciativas será feita por comissão específica, priorizando projetos com viabilidade técnica, econômica e socioambiental, especialmente aqueles que integrem soluções tecnológicas inovadoras e práticas sustentáveis. O programa também prevê mecanismos de transparência e monitoramento dos projetos, além de exigir que entidades financiadoras comprovem capacidade técnica para acompanhar a aplicação dos recursos.

O Plano ABC+, atualizado em 2023, já superou metas anteriores e agora mira a mitigação de 1 bilhão de toneladas de CO2 equivalente em 72,2 milhões de hectares até 2030, com foco em tecnologias como recuperação de pastagens degradadas, plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta, manejo de resíduos e uso eficiente de recursos hídricos.

Autores

  • Luiza Melo*

    Graduanda de Jornalismo pela Universidade de Brasília. Teve passagem pela Agência Senado e Poder360. Encantada pelo jornalismo político e internacional. Atualmente, auxilia na cobertura de política no site Política Brasileira. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: Eduardo Paes pode ganhar por W.O. e fortalecer Lula no RJ

Desalinhamento da direita no Estado do Rio de Janeiro vem fortalecendo a sensação que Eduardo Paes, prefeito da capital, concorre contra si mesmo

Após rebelião do União e PP, Republicanos adota posição mais cautelosa

Silvio Costa Filho deve continuar no governo até março, enquanto Tarcísio de Freitas decide futuro eleitoral