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Governo anuncia novos mercados para a exportação de produtos agropecuários

Acordos com Japão, Singapura, Coreia do Sul, Índia e Egito

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Nesta terça-feira (21), o Governo do Brasil anunciou a abertura de novos mercados para a exportação de produtos agropecuários, fortalecendo a posição do país no comércio global.

Entre as conquistas, destacam-se:

  • A exportação de castanha-do-Brasil para o Japão;
  • O envio de ovos processados para Singapura;
  • A exportação de heparina purificada suína para a Coreia do Sul;
  • O comércio de carne de patos, outras aves e carne de coelho para o Egito;
  • E a exportação de derivados de ossos bovinos, chifres e cascos para uso industrial à Índia.

Com esses anúncios, o agronegócio brasileiro alcança a marca de 460 novas oportunidades de mercado desde o início de 2023. Além disso, esses resultados fortalecem a estratégia de diversificar destinos e produtos, incluindo itens de maior valor agregado.

Essa conquista decorre do trabalho conjunto dos Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE).

Japão, Singapura e Coreia do Sul

Entre janeiro e setembro deste ano, as aberturas de mercado para o continente asiático já representam 37% do total acumulado em 2025, evidenciando a crescente relevância da região para as exportações brasileiras.

Por exemplo, o Japão, com uma população de aproximadamente 124 milhões de habitantes, importou mais de US$ 3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros em 2024.

Além disso, em Singapura, país com mais de 6 milhões de habitantes que depende da importação de mais de 90% dos seus alimentos, as autoridades sanitárias autorizaram a exportação de ovos processados do Brasil.

Da mesma forma, a Coreia do Sul, que conta com mais de 51 milhões de habitantes e importou quase US$ 3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros no último ano, destaca-se:

  • soja;
  • complexo sucroalcooleiro;
  • cereais;
  • farinhas e preparações.

Índia

O Brasil firmou acordo com a Índia para exportar derivados de ossos bovinos, chifres e cascos. Essa iniciativa fortalece a economia circular e agrega valor ao complexo pecuário brasileiro, pois esses subprodutos possuem múltiplos usos industriais, incluindo matéria-prima para gelatina e insumos para a indústria têxtil.

Egito

O Egito, parceiro estratégico do Brasil em proteínas animais, autorizou a exportação de carne de patos, outras aves e carne de coelho. Além disso, o país vem aumentando suas compras de aves brasileiras, motivado pelo reconhecimento da certificação halal e pela previsibilidade do abastecimento.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

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