20.5 C
Brasília

Crédito rural e regularização fundiária estão entre prioridades da nova presidência da CRA

Regularização fundiária e licenciamento ambiental também devem ter andamento neste ano

Data:

O presidente recém-eleito da CRA (Comissão de Agricultura e Reforma Agrária) do Senado, Zequinha Marinho (Podemos-PA), definiu algumas pautas prioritárias para o colegiado debater neste ano. Entre as matérias destacadas, Zequinha listou como prioridades: a regularização fundiária (PL 2633/2020), o crédito rural (PL 1861/2022), o licenciamento ambiental (PL 2159/2021).
Atualmente, a comissão conta com 75 projetos que aguardam votação. O novo presidente também está focado em “limpar” a lista de projetos em tramitação, avançando na discussão deles.
  • Crédito Rural

Busca institucionalizar a modalidade de crédito rural no país, e fortalecer o uso dos recursos pela agricultura familiar. Segundo despacho da presidência do Senado, a matéria irá tramitar primeiro na CRA, e depois na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos). O relator da proposta na CRA é o senador Alan Rick (União-AC).
  • Regularização fundiária

O texto tramita simultaneamente na CRA e na CMA (Comissão de Meio Ambiente), e trata da regularização fundiária de terras da União ocupadas por proprietários rurais e assentados da reforma agrária. O projeto está sem andamento desde 2023, quando foram definidos os relatores em cada Comissão. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) relata na CMA, e o senador Marcos Rogério (PL-RO) na CRA.
  • Licenciamento ambiental

Flexibiliza normas para o licenciamento ambiental de atividades e empreendimentos que utilizam recursos ambientais. A matéria também tramita simultaneamente na CRA e na CMA, estando mais avançado no colegiado de Meio Ambiente. O senador Confúcio Moura (MDB-RO) é o relator da proposta na CMA e já apresentou o relatório da proposta. Já na CRA, o texto e relatado pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), mas ainda não teve andamento desde a definição da relatoria.
  • Recomposição de áreas degradadas

Nesta semana, o novo presidente da CRA apresentou no Senado o projeto (PL 514/2025) que altera a política agrícola brasileira e estabelece entre suas diretrizes o estímulo a conversão de pastagens degradadas em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis. A proposta modifica também um artigo da Lei nº 8.171/1991, dessa forma, estabelecendo que o crédito rural tenha condições favorecidas para projetos de recomposição de áreas degradadas.

Autor

  • Jornalista carioca erradicada em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço