15.4 C
Brasília

CRA analisa redução de impostos para agricultura familiar nesta quarta

Texto recebeu parecer favorável do relator e pode beneficiar pequenos produtores rurais

Data:

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) vai se reunir na quarta-feira (15), às 14h, para realizar uma reunião deliberativa. Nessa ocasião, os membros analisarão o projeto de lei que reduz a zero as alíquotas da Cofins e da contribuição para o PIS/Pasep sobre a receita da venda de produtos da agricultura familiar.

O senador Weverton (PDT-MA) elaborou o PL 658/2019. Além disso, o relator, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), apresentou um substitutivo que recebeu parecer favorável.

Objetivos

O projeto altera a Lei 10.865, de 2004, para beneficiar agricultores e empreendedores familiares rurais. Dessa forma, ele reduz a zero as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins sobre a receita bruta da venda dos seus produtos no mercado interno.

Justificativa da proposta

Na justificativa da proposta, o autor enfatiza que as políticas públicas beneficiam as grandes propriedades, enquanto prejudicam os pequenos produtores. Além disso, o relator destaca que, embora a agricultura familiar desempenhe um papel estratégico no abastecimento e na segurança alimentar, ela recebe apenas cerca de 15% do total de crédito rural destinado à agricultura empresarial.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: Eduardo Paes pode ganhar por W.O. e fortalecer Lula no RJ

Desalinhamento da direita no Estado do Rio de Janeiro vem fortalecendo a sensação que Eduardo Paes, prefeito da capital, concorre contra si mesmo

Após rebelião do União e PP, Republicanos adota posição mais cautelosa

Silvio Costa Filho deve continuar no governo até março, enquanto Tarcísio de Freitas decide futuro eleitoral