Concluiu-se, nesta quinta-feira (22), a desinfecção da área com casos de gripe aviária em Montenegro (RS). O serviço veterinário oficial finalizou a limpeza e, a partir de agora, inicia-se o período de 28 dias de vazio sanitário, conforme previsto nos protocolos internacionais. Caso a região não registre outro caso neste período, a área passa a ser considerada livre da doença e saudável para exportar carne aviária.
O caso de gripe aviária foi identificado na última sexta-feira (16), quando iniciou a atividade de saneamento. Em um rádio de 10 km da granja afetada, há 540 estabelecimentos e comércios rurais que também foram vistoriados.
Segundo dados do próprio sistema do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), ainda há outros nove casos de investigação em andamento no Brasil: Eldorado do Carajás (PA), Aguiarnópolis (TO), Salitre (CE), Angélica (MS), Chapecó (SC), Ipumirim (SC), Concórdia (SC), Gaurama (SC) e Garopaba (SC).
Exportações de carne de aves seguem restritas
Também nesta quinta-feira (22), o MAPA atualizou, em nota oficial, a lista de países com restrições às exportações de carne de aves brasileiras, após a confirmação de um caso de gripe aviária no município de Montenegro (RS).
Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão retiraram a suspensão das importações de carnes provenientes de todo o país e, agora, restringem apenas os produtos originados no estado do Rio Grande do Sul.
Atualmente, apenas os Emirados Árabes e o Japão mantêm suspensão das exportações provenientes exclusivamente do município de Montenegro (RS). Por outro lado, são 20 países do mundo com suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil. São eles: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão.
Além disso, outros 11 países restringiram exportações originadas do estado do Rio Grande do Sul. São eles: Arábia Saudita, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia. Agora, Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão também integram esse grupo.