25.6 C
Brasília

CMN cria linha de crédito rural de até R$ 12 bilhões para produtores afetados por eventos climáticos

Medida permite quitar ou amortizar dívidas agrícolas em municípios que decretaram emergência

Data:

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22) a resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que cria uma nova linha de crédito rural no valor de até R$ 12 bilhões. O objetivo é permitir a liquidação ou amortização de operações de crédito e Cédulas de Produto Rural (CPR) de produtores cujas atividades foram prejudicadas por eventos climáticos adversos.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Segundo a norma, a linha de crédito é destinada a produtores rurais e cooperativas que tiveram perdas de, no mínimo, 30% da produção financiada devido a eventos como secas, estiagens, enchentes ou geadas. Os empreendimentos devem estar localizados em municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública pelo menos duas vezes entre 2020 e 2024.

As operações beneficiadas são aquelas contratadas até 30 de junho de 2024 e que se encontravam adimplentes nesta data. O prazo para contratação da nova linha de crédito vai até 10 de fevereiro de 2026.

Veja a íntegra da resolução: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cmn-n-5.247-de-19-de-setembro-de-2025-655220023

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025