19.5 C
Brasília

CMN aprova mudanças para simplificar crédito rural a comunidades tradicionais

Alterações simplificam exigências para comunidades extrativistas, pescadores e indígenas em unidades de conservação

Data:

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira (23), mudanças no Manual de Crédito Rural (MCR) para agilizar a concessão de financiamentos a essas comunidades. Assim, populações tradicionais, extrativistas e pescadores artesanais passarão a obter crédito rural de maneira mais simplificada.

Principais ajustes

Entre os principais ajustes, o CMN estabeleceu que o órgão responsável pela gestão da unidade de conservação deve emitir o recibo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, o documento deve incluir o nome do solicitante como integrante das famílias beneficiárias da área protegida, permitindo assim que ele solicite o crédito de forma adequada.

Além disso, o CMN dispensou a exigência de inscrição no CAR para comunidades que vivem ou utilizam regularmente unidades de conservação, como Reserva Extrativista, Floresta Nacional e Reserva de Desenvolvimento Sustentável, desde que o nome do solicitante conste na relação oficial de famílias beneficiárias divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e que esteja acessível às instituições financeiras.

Ministério da Fazenda

O Ministério da Fazenda informou em nota que as alterações têm como objetivo ajustar as exigências do crédito rural à realidade das comunidades, considerando suas formas de ocupação e o uso sustentável dos recursos naturais, de acordo com a legislação ambiental e a Política Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Além disso, o CMN, presidido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), inclui também o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB).

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita