21.5 C
Brasília

Câmara aprova projeto que permite fixação do preço do arrendamento rural em produto

Proposta reconhece prática comum no campo e altera o Estatuto da Terra

Data:

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 292/25, que autoriza a fixação do preço do arrendamento de terras em quantidade fixa de produtos obtidos na atividade rural, ou em valor equivalente em dinheiro. A relatora, deputada Daniela Reinehr (PL-SC), defendeu que a proposta apenas reconhece uma prática consolidada no meio rural, que hoje é considerada ilegal pelo Decreto 59.566/66.

O que muda com o projeto

Atualmente, o Estatuto da Terra e sua regulamentação proíbem que o preço do arrendamento rural seja ajustado em quantidade fixa de produtos, permitindo apenas que o pagamento seja feito em produto, desde que o valor seja fixado em dinheiro. A proposta aprovada altera essa regra, permitindo que os contratos de arrendamento possam ser firmados diretamente em produto, prática comum em diversas regiões agrícolas do país.

Segundo os defensores do projeto, a mudança prestigia a autonomia das partes e traz mais segurança jurídica, retirando da ilegalidade contratos já praticados no setor. O deputado Pezenti (MDB-SC), autor do texto, argumenta que a proposta beneficia tanto proprietários quanto arrendatários, ao permitir a negociação conforme o contexto econômico e as condições do contrato.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovado, segue para o Senado.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita