21.5 C
Brasília

Brasil deve bater novo recorde na produção de grãos em 2024/25, aponta Conab

Estimativa é de 336,1 milhões de toneladas, alta de 13% sobre a safra anterior

Data:

O Brasil deverá alcançar um novo recorde na produção de grãos, com estimativa de 336,1 milhões de toneladas para a safra 2024/25, segundo o 9º Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado nesta quinta-feira (12). O volume representa um aumento de 38,6 milhões de toneladas, ou 13%, em relação à temporada anterior, impulsionado pelo crescimento da produtividade média das lavouras e aumento de 2,3% na área cultivada, que chega a 81,8 milhões de hectares.

Soja e milho puxam o desempenho

A soja segue como principal destaque, com produção estimada em 169,6 milhões de toneladas, resultado de incremento de 21,9 milhões de toneladas frente à safra anterior, que já havia sido recorde. O bom desempenho é atribuído à adoção de tecnologias e condições climáticas favoráveis das regiões produtoras.

O milho, principal cultura da segunda safra, deve atingir 128,3 milhões de toneladas. Apenas neste ciclo, a expectativa é colher 101 milhões de toneladas, alta de 12,2% sobre a segunda safra do ano passado. A colheita já começou em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão e Paraná, beneficiada pelo clima e manejo adequado.

A cultura da segunda safra, popularmente conhecida como “safrinha”, é aquela que vem logo após a safra principal, para aproveitar o mesmo ciclo agrícola e condições climáticas que ainda estejam favoráveis. A rotação de culturas é recomendada para manter a saúde do solo e controlar pragas.

Algodão, arroz e feijão também avançam

O algodão tem produção estimada em 3,9 milhões de toneladas, crescimento de 5,7% frente à safra anterior, impulsionado pelo aumento de 7,1% da área cultivada. Apesar das chuvas irregulares, a produtividade tem se mantido suficiente para garantir o desenvolvimento das lavouras.

A produção de arroz, importante para o mercado interno, deve crescer 14,9%, chegando a 12,15 milhões de toneladas, com colheita praticamente finalizada. O feijão, cultivado em três ciclos anuais, deve alcançar 3,17 milhões de toneladas, garantindo o abastecimento nacional. A primeira safra já foi colhida (1,1 milhão de toneladas), a segunda está em andamento e a terceira em fase de plantio.

O levantamento da Conab aponta que o bom desempenho da safra 2024/25 resulta da combinação entre produtividade média de 4.108 quilos por hectare e a ampliação da área plantada. O clima favorável e o uso de tecnologia avançada têm sido determinantes para os resultados positivos, com exceção de algumas áreas do Rio Grande do Sul, que enfrentaram estiagem.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Como será a semana – 07/9 a 12/9

O julgamento de Bolsonaro termina na sexta-feira, 12

Ministério da Integração lança atlas de PPPs sobre manejo de resíduos sólidos

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional lançou,...

São Paulo registra salto no número de startups e empresas de inovação

Número de empresas salta de 6 em 2021 para quase 1.900