18.5 C
Brasília

Agro condiciona votação do orçamento a inclusão de vetos do Fiagro na pauta

O deputado Arnaldo Jardim diz que os presidentes do Senado e o da Câmara demonstraram “simpatia” pela iniciativa

Data:

O deputado Arnaldo Jardim (Cidaddania-SP), também vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), afirmou que a votação do orçamento de 2025 apenas será realizada mediante a inclusão dos vetos do Fiagro na pauta do Congresso. As falas do deputado são da entrevista concedida por ele a Rádio Agência CNA/Senar.

Tanto a FPA como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se articulam pela derrubada do veto no Congresso, em defesa da proteção do Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro). O deputado ressaltou que, além dos líderes dos partidos, o presidente do Congresso e o da Câmara demonstraram “simpatia” pela iniciativa.

Segundo ele, o governo também sinalizou o envio de uma proposta alternativa, que deixasse claro a não tributação dos fundos de investimento. Se a proposta chegar antes do orçamento, os parlamentares estão dispostos a analisar. Caso não, eles demandam a votação dos vetos no mesmo dia do orçamento, previsto para 17 de março.

Fiagro

Similar aos fundos de investimentos imobiliários, o Fiagro trata sobre o agronegócio. O objetivo dele é o de facilitar o acesso ao crédito e a redução de custos para os produtores, tendo em vista que reúne valores de investidores e os aplica em ativos do setor agropecuário. 

Com a reforma tributária, os fundos de investimentos não seriam contribuintes, ou seja, seriam isentos. No entanto, no momento da sanção do PLP 68/2024, o dispositivo foi vetado pelo presidente Lula (PT). Ainda assim, os vetos precisam ser aprovados pelo Congresso para entrar em vigor.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita