12.5 C
Brasília

Agro condiciona votação do orçamento a inclusão de vetos do Fiagro na pauta

O deputado Arnaldo Jardim diz que os presidentes do Senado e o da Câmara demonstraram “simpatia” pela iniciativa

Data:

O deputado Arnaldo Jardim (Cidaddania-SP), também vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), afirmou que a votação do orçamento de 2025 apenas será realizada mediante a inclusão dos vetos do Fiagro na pauta do Congresso. As falas do deputado são da entrevista concedida por ele a Rádio Agência CNA/Senar.

Tanto a FPA como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se articulam pela derrubada do veto no Congresso, em defesa da proteção do Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro). O deputado ressaltou que, além dos líderes dos partidos, o presidente do Congresso e o da Câmara demonstraram “simpatia” pela iniciativa.

Segundo ele, o governo também sinalizou o envio de uma proposta alternativa, que deixasse claro a não tributação dos fundos de investimento. Se a proposta chegar antes do orçamento, os parlamentares estão dispostos a analisar. Caso não, eles demandam a votação dos vetos no mesmo dia do orçamento, previsto para 17 de março.

Fiagro

Similar aos fundos de investimentos imobiliários, o Fiagro trata sobre o agronegócio. O objetivo dele é o de facilitar o acesso ao crédito e a redução de custos para os produtores, tendo em vista que reúne valores de investidores e os aplica em ativos do setor agropecuário. 

Com a reforma tributária, os fundos de investimentos não seriam contribuintes, ou seja, seriam isentos. No entanto, no momento da sanção do PLP 68/2024, o dispositivo foi vetado pelo presidente Lula (PT). Ainda assim, os vetos precisam ser aprovados pelo Congresso para entrar em vigor.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço