O presidente Lula (PT) parte, nesta terça-feira (21), para viagem oficial à Indonésia e Malásia, visando abrir portas para o comércio de produtos brasileiros em meio ao tarifaço dos EUA. Na Indonésia, além de recepção pelo presidente do país asiático, Prabowo Subianto, com quem ele terá reunião fechada, Lula também terá encontro, na quinta-feira (23), com empresários e deve participar do Fórum Empresarial Brasil-Indonésia.
No dia seguinte (24), o presidente brasileiro toma café da manhã com um grupo mais selecionado de empresários.
Segundo o Itamaraty, a visita à Indonésia servirá como oportunidade para levar as demandas do setor de exportação de carnes brasileiras, visando a ampliação de mercados. A Indonésia, a principal economia da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e a quarta nação mais populosa do mundo, é visto como um parceiro estratégico do Brasil desde 2008.
Já na Malásia, no sábado (26), há a perspectiva do presidente participar da Cúpula Empresarial da ASEAN, onde terá encontro com empresários selecionados. Deve ser discutida a colaboração em setores como energia, semicondutores, ciência, tecnologia e inovação.
Encontro com Trump
Apesar de não haver confirmação, Lula e Trump podem aproveitar a cúpula da ASEAN para ter um encontro presencial e tratar sobre as tarifas. Segundo o Itamaraty, se houver interesse do governo dos EUA, há espaço na agenda de Lula.

