O Vietnã recebeu nesta semana o primeiro carregamento de carne bovina brasileira, com 27 toneladas do corte patinho, após a abertura do mercado vietnamita ocorrida em março deste ano.
O anúncio da reabertura foi feito pelo presidente Lula (PT) após reunião com o primeiro-ministro Phạm Minh Chính, que confirmou a compra definitiva da carne brasileira. Essa aproximação abre espaço para investimentos em frigoríficos brasileiros no Vietnã, transformando o país em uma base regional de exportação para o Sudeste Asiático.
Mercado em expansão
Em 2024, o Vietnã importou US$ 3,9 bilhões em produtos agropecuários do Brasil, com destaque para soja, cereais, fibras têxteis e farinhas. Com uma população de 101 milhões de habitantes, o Vietnã é o 14º país mais populoso do mundo, representando um importante mercado em crescimento para o agronegócio brasileiro.
O ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA) Carlos Fávaro destacou que cada novo mercado gera mais renda e empregos para o produtor rural brasileiro.
“Cada novo destino alcançado representa mais renda para o produtor rural, mais empregos no Brasil e a certeza de que a nossa produção encontra espaço nas mesas de milhões de pessoas ao redor do mundo”, disse.
O secretário Luís Rua ressaltou o trabalho conjunto do governo e setor privado.
“O primeiro embarque materializa um esforço que envolveu governo e setor privado. O acesso ao mercado vietnamita se soma às mais de 430 aberturas já alcançadas nesta gestão, amplia a presença do Brasil no mercado asiático, fortalece nossa balança comercial e diversifica destinos”, pontua.
Papel dos adidos agrícolas
O adido agrícola Juliano Vieira, presente na cerimônia de chegada da carga, destacou o papel dos adidos na negociação e ampliamento de mercados, responsáveis por mais de dois terços das conquistas do agronegócio brasileiro no exterior. A expectativa é que os embarques se intensifiquem nos próximos meses, aprofundando a cooperação técnica e sanitária entre Brasil e Vietnã.
Em 2024, a produção de carne bovina alcançou um recorde de 10,9 milhões de toneladas, enquanto o total das carnes bovina, suína e de aves somou mais de 31 milhões de toneladas.