26.5 C
Brasília

Vietnã recebe primeira remessa de carne bovina brasileira

Chegada de 27 toneladas abre caminho para expansão no mercado do Sudeste Asiático

Data:

O Vietnã recebeu nesta semana o primeiro carregamento de carne bovina brasileira, com 27 toneladas do corte patinho, após a abertura do mercado vietnamita ocorrida em março deste ano.

O anúncio da reabertura foi feito pelo presidente Lula (PT) após reunião com o primeiro-ministro Phạm Minh Chính, que confirmou a compra definitiva da carne brasileira. Essa aproximação abre espaço para investimentos em frigoríficos brasileiros no Vietnã, transformando o país em uma base regional de exportação para o Sudeste Asiático.

Mercado em expansão

Em 2024, o Vietnã importou US$ 3,9 bilhões em produtos agropecuários do Brasil, com destaque para soja, cereais, fibras têxteis e farinhas. Com uma população de 101 milhões de habitantes, o Vietnã é o 14º país mais populoso do mundo, representando um importante mercado em crescimento para o agronegócio brasileiro.

O ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA) Carlos Fávaro destacou que cada novo mercado gera mais renda e empregos para o produtor rural brasileiro.

“Cada novo destino alcançado representa mais renda para o produtor rural, mais empregos no Brasil e a certeza de que a nossa produção encontra espaço nas mesas de milhões de pessoas ao redor do mundo”, disse.

O secretário Luís Rua ressaltou o trabalho conjunto do governo e setor privado.

“O primeiro embarque materializa um esforço que envolveu governo e setor privado. O acesso ao mercado vietnamita se soma às mais de 430 aberturas já alcançadas nesta gestão, amplia a presença do Brasil no mercado asiático, fortalece nossa balança comercial e diversifica destinos”, pontua.

Papel dos adidos agrícolas

O adido agrícola Juliano Vieira, presente na cerimônia de chegada da carga, destacou o papel dos adidos na negociação e ampliamento de mercados, responsáveis por mais de dois terços das conquistas do agronegócio brasileiro no exterior. A expectativa é que os embarques se intensifiquem nos próximos meses, aprofundando a cooperação técnica e sanitária entre Brasil e Vietnã.

Em 2024, a produção de carne bovina alcançou um recorde de 10,9 milhões de toneladas, enquanto o total das carnes bovina, suína e de aves somou mais de 31 milhões de toneladas.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Indústria automotiva cresce nas exportações e mantém produção estável em agosto

Exportações atingem 57,1 mil veículos, um avanço de quase 50% em relação a 2024

Atividade industrial inicia o segundo semestre de 2025 estável, aponta CNI

Indicadores refletem crescimento no acumulado do ano, apesar de leve queda na utilização da capacidade instalada

Câmara aprova acordo internacional para proteção do alto-mar

Tratado do Alto-Mar estabelece normas para conservação e uso sustentável em áreas além da jurisdição nacional