28.5 C
Brasília

Vietnã é anunciado como o décimo país parceiro do BRICS

País asiático se torna o décimo parceiro do grupo, reforçando compromisso com ordem internacional mais inclusiva e integração econômica

Data:

O governo brasileiro anunciou, nesta sexta-feira (13), o ingresso formal do Vietnã como país parceiro do BRICS, grupo formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em nota divulgada à imprensa, o governo brasileiro saudou a decisão do governo vietnamita em entrar no grupo.

Com a ação, o Vietnã torna-se o décimo país parceiro do BRICS, juntamente com Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. No ano de 2024 foi criada a categoria de país parceiro, durante a XVI Cúpula do BRICS, em Kazan, com o objetivo de ampliar a cooperação do grupo com economias emergentes e relevantes no cenário internacional.

Vietnã

De acordo com o governo Brasileiro, o Vietnã compartilha com os membros e parceiros do BRICS o compromisso com uma ordem internacional mais inclusiva e representativa. Sua atuação em prol da cooperação Sul-Sul e do desenvolvimento sustentável reforça a convergência com os interesses do agrupamento.

O novo integrante do BRICS, conta com uma população de quase 100 milhões de habitantes. O Brasil ainda ressalta que lá há uma economia dinâmica fortemente integrada às cadeias globais de valor, o Vietnã destaca-se como um ator relevante na Ásia.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025