O governo brasileiro anunciou, nesta sexta-feira (13), o ingresso formal do Vietnã como país parceiro do BRICS, grupo formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em nota divulgada à imprensa, o governo brasileiro saudou a decisão do governo vietnamita em entrar no grupo.
Com a ação, o Vietnã torna-se o décimo país parceiro do BRICS, juntamente com Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. No ano de 2024 foi criada a categoria de país parceiro, durante a XVI Cúpula do BRICS, em Kazan, com o objetivo de ampliar a cooperação do grupo com economias emergentes e relevantes no cenário internacional.
Vietnã
De acordo com o governo Brasileiro, o Vietnã compartilha com os membros e parceiros do BRICS o compromisso com uma ordem internacional mais inclusiva e representativa. Sua atuação em prol da cooperação Sul-Sul e do desenvolvimento sustentável reforça a convergência com os interesses do agrupamento.
O novo integrante do BRICS, conta com uma população de quase 100 milhões de habitantes. O Brasil ainda ressalta que lá há uma economia dinâmica fortemente integrada às cadeias globais de valor, o Vietnã destaca-se como um ator relevante na Ásia.