31.5 C
Brasília

Vietnã é anunciado como o décimo país parceiro do BRICS

País asiático se torna o décimo parceiro do grupo, reforçando compromisso com ordem internacional mais inclusiva e integração econômica

Data:

O governo brasileiro anunciou, nesta sexta-feira (13), o ingresso formal do Vietnã como país parceiro do BRICS, grupo formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em nota divulgada à imprensa, o governo brasileiro saudou a decisão do governo vietnamita em entrar no grupo.

Com a ação, o Vietnã torna-se o décimo país parceiro do BRICS, juntamente com Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. No ano de 2024 foi criada a categoria de país parceiro, durante a XVI Cúpula do BRICS, em Kazan, com o objetivo de ampliar a cooperação do grupo com economias emergentes e relevantes no cenário internacional.

Vietnã

De acordo com o governo Brasileiro, o Vietnã compartilha com os membros e parceiros do BRICS o compromisso com uma ordem internacional mais inclusiva e representativa. Sua atuação em prol da cooperação Sul-Sul e do desenvolvimento sustentável reforça a convergência com os interesses do agrupamento.

O novo integrante do BRICS, conta com uma população de quase 100 milhões de habitantes. O Brasil ainda ressalta que lá há uma economia dinâmica fortemente integrada às cadeias globais de valor, o Vietnã destaca-se como um ator relevante na Ásia.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

ANP monitora descontinuidade dos óleos diesel S-500 e S-1800 no Brasil

Agência acompanha substituição natural pelo diesel menos poluente S10

Senado adia análise de projeto que cria espaço fiscal para medidas contra tarifaço

CAE posterga votação do PLP 168/2025 após pedido de vista

Parlamento francês derruba Bayrou, e Macron inicia busca por novo primeiro-ministro

Crise política na França pressiona orçamento e provoca protestos

Análise: Anistia é incerta e possivelmente demorada

Na última semana, com o início do julgamento do...