O comissário de Saúde e Bem-Estar Animal da União Europeia (UE), Olivér Várhelyi, anunciou oficialmente nesta quinta-feira (4) o reconhecimento do Brasil como livre de gripe aviária, validando a robustez e transparência do sistema sanitário brasileiro. O resultado possibilitará a retomada gradual das exportações brasileiras de carne de frango aos países-membros do bloco.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que, após auditoria da Direção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar da UE em abril de 2024 e envio de informações adicionais em julho, a avaliação europeia pôde ser concluída.
“Agora que o status sanitário foi reconhecido, o próximo passo é a retomada do pre-listing e a retirada do controle reforçado aplicado pela União Europeia aos produtos brasileiros. Essas medidas tornarão o comércio mais ágil e eficiente”, afirmou, durante a reunião por videoconferência.
Próximos passos
O comissário Várhelyi afirmou que o processo de votação entre os Estados-membros será ágil.
“Do nosso lado, vamos agir o mais rápido possível. Espero que, dentro de algumas semanas, possamos apresentar o resultado da votação. Confio que os Estados-membros sejam favoráveis, já que o Brasil cumpriu todas as exigências”, disse.
Durante a reunião, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, solicitou também auditoria da UE para plantas frigoríficas brasileiras do setor pesqueiro, visando a retomada das exportações ao mercado europeu.