29.5 C
Brasília

Turismo no Brasil cresce 48%, sendo o segundo país que mais recebeu turistas internacionais

Brasil pode antecipar meta de visitantes estrangeiros

Data:

A entrada de turistas internacionais no Brasil cresceu 48% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (ONU Turismo). Só entre janeiro e junho, mais de 5,3 milhões de estrangeiros visitaram o país, consolidando o melhor resultado da série histórica para o primeiro semestre. Com isso, o Brasil ficou em segunda posição global no ranking de crescimento de turismo internacional, atrás apenas do Paraguai, e empatado com o Chile em desempenho.

Brasil pode ultrapassar meta de turismo

O crescimento de 48% no primeiro semestre deste ano já representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 para todo o ano de 2025, que é de 6,9 milhões de visitantes. Se o ritmo for mantido, a expectativa é que o Brasil ultrapasse, ainda em 2025, a previsão de 8,1 milhões de turistas internacionais originalmente projetada só para 2027. O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o desempenho, destacando que “o trabalho qualificado em todas as regiões do país está trazendo o resultado esperado”, com geração de empregos e renda.

“A posição do Brasil no ranking da ONU Turismo só reforça o excelente momento que estamos vivendo no turismo no nosso país. O crescimento apresentado é expressivo e mostra que o trabalho qualificado que estamos realizando em todas as regiões do país está trazendo o resultado esperado”, ressalta Sabino.

O ano de 2024 já havia sido histórico, com 6.773.619 turistas estrangeiros visitando o Brasil, ultrapassando a maior marca até então, de 2018. Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o setor cresce “muito além da média mundial”, resultado da promoção internacional dos destinos brasileiros e da boa imagem do país no exterior.

“Estamos na moda, quebrando recorde atrás de recorde, e promovendo desenvolvimento social através do turismo, que gera emprego e renda em nosso país. É bom para quem nos visita e também para quem vive aqui”, destaca Freixo.

Estratégia de promoção internacional

O desempenho, de acordo com o governo, reforça a estratégia do “Plano Brasis”, o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, criado para posicionar o país entre os principais destinos globais, valorizando a diversidade, a cultura e a sustentabilidade. O plano tem como objetivos centrais ampliar o número de visitantes estrangeiros, aumentar a receita do turismo e promover maior distribuição do fluxo turístico pelo território nacional.

Ranking global de crescimento do turismo internacional

Posição País Crescimento (%)
Paraguai 53%
Brasil 48%
Chile 48%
Gâmbia 46%
Israel 31%
Vietnã 30%
Japão 23%
Macedônia do N. 22%
Marrocos 22%
10º Egito 21%

(ONU Turismo, 2025)

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço