A entrada de turistas internacionais no Brasil cresceu 48% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (ONU Turismo). Só entre janeiro e junho, mais de 5,3 milhões de estrangeiros visitaram o país, consolidando o melhor resultado da série histórica para o primeiro semestre. Com isso, o Brasil ficou em segunda posição global no ranking de crescimento de turismo internacional, atrás apenas do Paraguai, e empatado com o Chile em desempenho.
Brasil pode ultrapassar meta de turismo
O crescimento de 48% no primeiro semestre deste ano já representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 para todo o ano de 2025, que é de 6,9 milhões de visitantes. Se o ritmo for mantido, a expectativa é que o Brasil ultrapasse, ainda em 2025, a previsão de 8,1 milhões de turistas internacionais originalmente projetada só para 2027. O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o desempenho, destacando que “o trabalho qualificado em todas as regiões do país está trazendo o resultado esperado”, com geração de empregos e renda.
“A posição do Brasil no ranking da ONU Turismo só reforça o excelente momento que estamos vivendo no turismo no nosso país. O crescimento apresentado é expressivo e mostra que o trabalho qualificado que estamos realizando em todas as regiões do país está trazendo o resultado esperado”, ressalta Sabino.
O ano de 2024 já havia sido histórico, com 6.773.619 turistas estrangeiros visitando o Brasil, ultrapassando a maior marca até então, de 2018. Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o setor cresce “muito além da média mundial”, resultado da promoção internacional dos destinos brasileiros e da boa imagem do país no exterior.
“Estamos na moda, quebrando recorde atrás de recorde, e promovendo desenvolvimento social através do turismo, que gera emprego e renda em nosso país. É bom para quem nos visita e também para quem vive aqui”, destaca Freixo.
Estratégia de promoção internacional
O desempenho, de acordo com o governo, reforça a estratégia do “Plano Brasis”, o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, criado para posicionar o país entre os principais destinos globais, valorizando a diversidade, a cultura e a sustentabilidade. O plano tem como objetivos centrais ampliar o número de visitantes estrangeiros, aumentar a receita do turismo e promover maior distribuição do fluxo turístico pelo território nacional.
Ranking global de crescimento do turismo internacional
Posição | País | Crescimento (%) |
---|---|---|
1º | Paraguai | 53% |
2º | Brasil | 48% |
2º | Chile | 48% |
4º | Gâmbia | 46% |
5º | Israel | 31% |
6º | Vietnã | 30% |
7º | Japão | 23% |
8º | Macedônia do N. | 22% |
8º | Marrocos | 22% |
10º | Egito | 21% |
(ONU Turismo, 2025)