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Turismo no Brasil cresce 48%, sendo o segundo país que mais recebeu turistas internacionais

Brasil pode antecipar meta de visitantes estrangeiros

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A entrada de turistas internacionais no Brasil cresceu 48% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (ONU Turismo). Só entre janeiro e junho, mais de 5,3 milhões de estrangeiros visitaram o país, consolidando o melhor resultado da série histórica para o primeiro semestre. Com isso, o Brasil ficou em segunda posição global no ranking de crescimento de turismo internacional, atrás apenas do Paraguai, e empatado com o Chile em desempenho.

Brasil pode ultrapassar meta de turismo

O crescimento de 48% no primeiro semestre deste ano já representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 para todo o ano de 2025, que é de 6,9 milhões de visitantes. Se o ritmo for mantido, a expectativa é que o Brasil ultrapasse, ainda em 2025, a previsão de 8,1 milhões de turistas internacionais originalmente projetada só para 2027. O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o desempenho, destacando que “o trabalho qualificado em todas as regiões do país está trazendo o resultado esperado”, com geração de empregos e renda.

“A posição do Brasil no ranking da ONU Turismo só reforça o excelente momento que estamos vivendo no turismo no nosso país. O crescimento apresentado é expressivo e mostra que o trabalho qualificado que estamos realizando em todas as regiões do país está trazendo o resultado esperado”, ressalta Sabino.

O ano de 2024 já havia sido histórico, com 6.773.619 turistas estrangeiros visitando o Brasil, ultrapassando a maior marca até então, de 2018. Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o setor cresce “muito além da média mundial”, resultado da promoção internacional dos destinos brasileiros e da boa imagem do país no exterior.

“Estamos na moda, quebrando recorde atrás de recorde, e promovendo desenvolvimento social através do turismo, que gera emprego e renda em nosso país. É bom para quem nos visita e também para quem vive aqui”, destaca Freixo.

Estratégia de promoção internacional

O desempenho, de acordo com o governo, reforça a estratégia do “Plano Brasis”, o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, criado para posicionar o país entre os principais destinos globais, valorizando a diversidade, a cultura e a sustentabilidade. O plano tem como objetivos centrais ampliar o número de visitantes estrangeiros, aumentar a receita do turismo e promover maior distribuição do fluxo turístico pelo território nacional.

Ranking global de crescimento do turismo internacional

Posição País Crescimento (%)
Paraguai 53%
Brasil 48%
Chile 48%
Gâmbia 46%
Israel 31%
Vietnã 30%
Japão 23%
Macedônia do N. 22%
Marrocos 22%
10º Egito 21%

(ONU Turismo, 2025)

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

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