31.5 C
Brasília

Trump e Xi Jinping conversam sobre tarifaço e sinalizam continuidade das negociações

Líderes destacam “complexidades” e mantêm tom cauteloso

Data:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (5) que conversou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, sobre as “complexidades” do acordo comercial firmado recentemente entre os dois países. Segundo Trump, a conversa durou cerca de uma hora e meia, e teve “uma conclusão muito positiva para ambos os países”, embora não tenham sido divulgados detalhes adicionais.

O republicano destacou que “não deve haver mais dúvidas quanto à complexidade dos produtos de Terras Raras”, e anunciou que representantes de alto escalão dos dois governos se reunirão em breve para aprofundar as negociações.

Trégua na guerra tarifária

O telefonema ocorre em meio a um cenário de tensão e incerteza. Na véspera, Trump havia classificado Xi como “muito duro” e “extremamente difícil de fazer um acordo”. O acordo temporário firmado em 12 de maio, após reunião em Genebra, estabeleceu a redução, por 90 dias, das tarifas americanas sobre importações chinesas de 145% para 30%, e das tarifas chinesas sobre produtos dos EUA de 125% para 10%. Desde então, no entanto, as negociações têm enfrentado dificuldades, com acusações dos EUA de que a China teria violado o acordo — algo negado por Pequim, que prometeu “medidas firmes” para proteger seus interesses.

Xi Jinping, por sua vez, afirmou nesta quinta-feira que a China cumpriu o acordo “de maneira séria e sincera” e defendeu que “diálogo e cooperação são a única escolha correta para China e Estados Unidos”. O presidente chinês também ressaltou a necessidade de respeito mútuo e de resultados que beneficiem ambos os países.

Terras Raras

O tema das tarifas sobre produtos de Terras Raras foi um dos pontos sensíveis da conversa, em meio a medidas recentes da China de restringir exportações de minerais estratégicos. Trump informou que os EUA serão representados nas próximas reuniões pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, pelo secretário do Comércio, Howard Lutnick, e pelo representante comercial Jamieson Greer.

Além da China, Trump afirmou que espera avançar em novos acordos comerciais com a Alemanha e outros parceiros, prometendo incluir cláusulas sobre petróleo e gás nos futuros tratados.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Senado adia análise de projeto que cria espaço fiscal para medidas contra tarifaço

CAE posterga votação do PLP 168/2025 após pedido de vista

Parlamento francês derruba Bayrou, e Macron inicia busca por novo primeiro-ministro

Crise política na França pressiona orçamento e provoca protestos

Análise: Anistia é incerta e possivelmente demorada

Na última semana, com o início do julgamento do...

Pré-sal Petróleo prorroga prazo para leilão dos campos de Mero, Tupi e Atapu

Interessados têm até quarta-feira (10) para enviar manifestações