24.5 C
Brasília

Trump ameaça tarifa extra a países alinhados ao BRICS

O bloco reagiu, criticando medidas protecionistas

Data:

Enquanto acontece a Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa extra de 10% sobre produtos de países que se alinharem às políticas do grupo. O anúncio foi feito em sua conta na sua rede social, a Truth Social, reforçando que não haverá exceções à medida:

“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do BRICS será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão”, escreveu Trump.

BRICS critica medidas protecionistas

A resposta do BRICS veio rapidamente. Em declaração oficial divulgada durante a cúpula, os líderes do bloco condenaram o aumento de tarifas e outras medidas protecionistas no comércio global, defendendo o sistema multilateral de comércio com a Organização Mundial do Comércio (OMC) em seu núcleo.

“Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual, com a OMC em seu núcleo, com tratamento especial e diferenciado para seus membros em desenvolvimento”, destaca o documento do Brics.

Em coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou que “o uso de tarifas não serve a ninguém”, sem mencionar o presidente estadunidense, mas criticando o método de coerção.

Expansão do bloco

O BRICS, originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, expandiu-se e hoje inclui também Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Egito e Etiópia como membros plenos. Além disso, dez países participam como parceiros: Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.

Desde o início de seu mandato, Trump adotou uma política de aumento de tarifas sobre produtos importados, o que gerou críticas e respostas de diversos países e blocos econômicos.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Anatel fixa prazo para regularização das operadoras de banda larga fixa

Empresas sem autorização estarão irregulares e sujeitas a ter operações e infraestrutura bloqueadas

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.