A Suécia se comprometeu oficialmente a adquirir da Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium, garantindo assim os slots de produção. O anúncio foi feito durante a LAAD Defence & Security 2025, na presença de Peter Sandwall, secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia, e Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. A decisão segue a recente assinatura de um acordo que formaliza a entrada da Suécia, juntamente com a Holanda e a Áustria, no programa C-390.
O secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia, Peter Sandwall, destacou que a capacidade do C-390 de operar em ambientes desafiadores, a qualquer hora e em qualquer lugar, “será um ativo crítico para a estratégia de defesa da Suécia, garantindo operações eficazes nas próximas décadas”, afirmou.
O C-390 Millennium já foi adquirido por oito países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado. Além disso, foi oficialmente selecionado pela Suécia e pela Eslováquia para modernizar suas forças aéreas. A aeronave representa a nova geração do transporte aéreo militar, combinando versatilidade multimissão e interoperabilidade estratégica.
“O compromisso da Suécia em adquirir quatro aeronaves C-390 Millennium marca um avanço significativo no aprimoramento das capacidades operacionais da Força Aérea Sueca. Essas aeronaves de última geração não apenas aumentarão a eficiência do transporte militar da Suécia, mas também fortalecerão as sinergias europeias em interoperabilidade, treinamento e suporte ao ciclo de vida. A Embraer segue dedicada a atender aos requisitos da Suécia, fornecendo aeronaves de transporte militar de alto nível para garantir que a Força Aérea Sueca possa executar suas missões mais exigentes com excelência”, afirmou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Desde sua entrada em operação com a Força Aérea Brasileira, em 2019, com a Força Aérea Portuguesa, em 2023, e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara, em 2024, o C-390 tem demonstrado alto desempenho, confiabilidade e capacidade operacional. A frota atual registra uma taxa de disponibilidade de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, evidenciando sua produtividade excepcional dentro da categoria.
O C-390 pode transportar até 26 toneladas de carga útil, superando outras aeronaves militares de médio porte. Além disso, voa mais rápido (470 nós) e possui maior alcance, sendo capaz de executar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e operações humanitárias. Também pode operar em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.
Fonte: Defesanet