A Embraer anunciou nesta segunda-feira (16) que Portugal irá adquirir um sexto cargueiro militar KC-390 Millennium, elevando a frota da Força Aérea Portuguesa (FAP) para seis unidades a partir de 2029. O novo acordo também reserva espaço na linha de produção para mais 10 aeronaves, que poderão ser adquiridas por outros países europeus ou membros da OTAN por meio de acordos de governo a governo intermediados por Lisboa.
Segundo a FAP, essa reserva estratégica garante prioridade de entrega para aliados que optarem pelo modelo no futuro, facilitando respostas conjuntas e rápidas em missões multinacionais do bloco militar. O CEO da Embraer Defesa e Segurança, João Bosco da Costa Junior, destacou que o interesse em opções adicionais confirma a expectativa de que mais países ocidentais devem aderir ao grupo de operadores do KC-390, ampliando sinergias econômicas e logísticas ao longo do ciclo de vida do cargueiro.
“Com esta decisão Portugal continua a investir nas capacidades da Força Aérea, num momento em que esta se assume como operador de referência desta aeronave, que possui caraterísticas únicas e que foram integradas e testadas em Portugal”, disse Nuno Melo, ministro da Defesa português.
Parceria na Europa
O primeiro contrato entre Portugal e Embraer foi firmado em 2019 para cinco aeronaves, com entrega prevista até 2027. A parceria inclui suporte logístico, treinamento de pessoal e manutenção. Portugal opera o KC-390 desde 2023, e se tornou referência europeia para o modelo, inclusive com a criação de um centro de treinamento dedicado.
Além de Portugal, Hungria, Países Baixos, Áustria e República Tcheca já anunciaram encomendas do KC-390, marcando a presença do cargueiro brasileiro no mercado de defesa europeu e entre países da OTAN.
Comparação com o C-130J Super Hercules
O KC-390 Millennium é reconhecido por sua versatilidade e desempenho superior em relação ao principal concorrente, o C-130J Super Hercules, da norte-americana Lockheed Martin. O modelo brasileiro oferece maior capacidade de carga (26 toneladas contra 22,7 toneladas do Hercules), mais velocidade (870 km/h contra 660 km/h), sistemas mais modernos e alta taxa de disponibilidade operacional.
É capaz de cumprir missões como transporte de carga e tropas, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, combate a incêndios e ajuda humanitária.