O presidente Lula (PT) estará no Japão e Vietnã de 24 a 29 de março. A visita de estado busca estreitar as relações com os dois países e avançar na abertura do mercado agropecuário para carne brasileira.
Ida ao Japão
Parte da visita do presidente ao Japão busca avançar nas negociações sobre exportação de carne bovina e suína para o país. A ideia é conseguir marcar uma missão sanitária japonesa ao Brasil para tratar sobre o assunto. Segundo o Secretário do MRE (Ministério das Relações Exteriores) para Ásia e Pacífico, embaixador Eduardo Paes Saboia, o Brasil vem melhorando a condição sanitária e já deveria estar habilitado ao mercado japonês, mas isso depende de uma série de procedimentos. “O Brasil é um fornecedor confiável e não compete com a produção japonesa”, destacou. Hoje, o Brasil tem 20% do mercado bovino mundial, enquanto o Japão tem 0%.
A visita ao país também busca avançar no diálogo entre Japão e Mercosul, na expectativa de negociações, além de mostrar que o Brasil pode ser um parceiro confiável no processo de descarbonização japonês. O presidente vai se encontrar com ministros de governo e empresários do setor de alimentos, bebidas, tecnologia, pesca, recuperação de pastagens, etc. Há previsão de assinatura de atos e de uma carta de intenção entre os países sobre melhoramento de solo, bioestimulantes e cooperação para recuperação de pastagens
Ida ao Vietnã
Em seguida, o presidente vai ao Vietnã, onde encontrará os quatro principais representantes do país. A visita de estado contará com uma negociação de um plano de ação para implementar a parceria estratégica com o Vietnã. A ideia é intensificar parcerias diversificadas com o país, inclusive de carne. Para o embaixador, é um mercado promissor e ele espera que a visita leve a uma evolução rápida do assunto. A abertura comercial tem como meta chegar aos R$ 15 bilhões em 2030.